Imagens Recorte MIDIAS

PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN

Prêmio procura ressaltar propostas de design em diálogo com diferentes especialidades.

 

O 3° Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin abdica de categorias, visando a relação do design com vários territórios, como arquitetura, biologia, engenharia e ciências sociais. Voltado a estudantes universitários de todas as áreas, propõe um tema desafiador para instigar soluções inovadoras que possam responder a questões contemporâneas, discutindo nosso cenário social, político, urbano, habitacional, demandas tecnológicas e novos equipamentos, publicações e mídias digitais.

Durante muito tempo, o projeto em design veio atrelado à noção de propor novas coisas – construímos, produzimos, tornamos real o que não existia antes. Entretanto, a cada dia que passa, associar a ideia de projeto a um gesto criador que parte do nada (como uma folha em branco) vem se tornando cada vez mais complicado.

 

“Rever a nossa trajetória enquanto espécie humana implica rever a forma como pensamos a própria ideia de criação. Se, durante muito tempo, o projeto em design veio associado a algo que partia do zero, o século XXI parece ser a nossa oportunidade de impregnar o projeto com o verbo rever. Rever captura o que o design pode, de fato, oferecer, liberando-nos do imperativo de colocar algo novo no mundo para, ao invés, incrementar, alterar, ou ainda partir do que já existe.” – Instituto Tomie Ohtake

 

Um desafio em particular se impõe para a terceira edição do Prêmio: trata-se de discutir e pensar o design em um momento de fuga e reinvenção do que entendemos por normalidade. Por mais que seja impossível determinar o quanto a sociedade mudará, é preciso resistir à tentação de pensar soluções unicamente para o presente imediato, mas abarcar questões mais amplas: Rever pode ser uma oportunidade de olhar para o nosso contexto social e ambiental, analisar criticamente e pensar: como o projeto pode colaborar a partir do que já está posto?

As inscrições estão prorrogadas até o dia 21 de setembro de 2020, exclusivamente pelo site. Os projetos selecionados, que receberão R$ 5.000,00 para execução do protótipo, ganham exposição no Instituto Tomie Ohtake.
Na data da abertura, serão anunciados os três projetos premiados com bolsas de estudo em cursos de design no exterior.

 

Inscreva-se pelo site: http://premiodesign.institutotomieohtake.org.br/

 

 

 

Compartilhe este post