Still

Produção cinematográfica – Especial Arquitetura

‘Especial de Arquitetura’ do Curta!On traz produções sobre profissionais reconhecidos no Brasil e exterior

 

Na semana em que ocorre o 27º Congresso Mundial de Arquitetos no Rio de Janeiro, o Curta!On, a plataforma de streaming do Curta!, disponibiliza o Especial Arquitetura com produções sobre grandes nomes do cenário nacional tanto na arquitetura quanto no design. Documentários relembram a trajetória e obra de nomes como Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Sergio Bernardes, José Zanine Caldas, João Batista Vilanova Artigas e dos irmãos Marcelo, Milton e Maurício Roberto. Já a série “Designers do Brasil” reúne os principais nomes deste ofício na atualidade, entre eles Fred Gelli, Rico Lins, Guto Índio da Costa e Heloisa Crocco. A seleção se completa com a série “Arquitetos Associados” que acompanha renomados profissionais por trás de projetos que atraem a atenção no mundo.

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição.

Curta!On, o novo clube de documentários do NOW da Claro, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

 

 

Confira mais detalhes sobre os filmes e séries

 

“Bernardes”

Com narrativa não linear, o filme aborda de forma contundente e clara a polêmica vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor, Sergio Bernardes. Um homem de personalidade afiada e corajosamente inventiva, questionadora e extremamente bem-humorada.

Direção: Gustavo Gama Rodrigues, Paulo de Barros.

Duração: 85 min.

Classificação: Livre.

Still

 

 

Niemeyer – A Vida É Um Sopro”

Um filme que se pauta na poética das formas de Oscar Niemeyer para reconstruir a história do maior ícone da arquitetura moderna brasileira. Uma trajetória indissociavelmente ligada às transformações do país no século XX. No documentário, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a arquitetura moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do homem diante do universo. O filme, de Fabiano Maciel, é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras, e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.

Direção: Fabiano Maciel 

Duração: 90 min.

Classificação: Livre

dced f c a addbea

 

 

“O Risco – Lúcio Costa e a Utopia Moderna”

Lúcio Costa é uma das raras personalidades na história do Brasil que permitem cruzar a sua história individual com a construção da nação de maneira muito natural. O documentário narra, através da trajetória do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, o processo de “formação” da arquitetura moderna brasileira.

Direção: Geraldo Motta Filho.

Duração: 76 min.

Classificação: Livre

orisco

 

 

“Os Irmãos Roberto”

Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos profissionalmente como irmãos Roberto, foram os autores de marcos da arquitetura modernista brasileira, como o premiado prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, e o aeroporto Santos Dumont. A partir de depoimentos de arquitetos contemporâneos, reavaliamos sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes.

Direção: Ivana Mendes, Tiago Arakilian.

Duração: 72 min.

Classificação: Livre

Curta Os Irmaos Roberto

 

 

“Vilanova Artigas — O Arquiteto e a Luz”

O documentário remonta a trajetória do icônico arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas. Por meio das lembranças de familiares, amigos, ex-alunos, imagens de arquivo e visitas a seis de suas principais obras, a história de vida de Artigas é contada.

Direção: Pedro Gorski, Laura Artigas

Duração: 93 min.

Classificação: Livre.

vilanova

 

 

“Zanine, o Ser do Arquitetar”

A vida, o pensamento e as conquistas de José Zanine Caldas, arquiteto autodidata de projeção nos anos 1960 e homem que estava adiante de seu tempo. Zanine pensava em reaproveitamento, em sustentabilidade e, já 50 anos atrás, em preservação do meio ambiente. Com entrevistas de nomes como Oscar Niemeyer, Heloísa Buarque de Holanda, Ziraldo, Sérgio Rodrigues, Cydno Silveira, Carlos Vergara, Alexandre Garcia, Juarez Machado, Vera Brandt, Ricardo Caruana, além de amigos e trabalhadores de Nova Viçosa na Bahia, este é o primeiro documento audiovisual desse artista tão relevante na arquitetura brasileira.

Direção: André Horta 

Duração: 80 min.

Classificação: Livre.

zanine still

 

 

Arquitetos Associados (Série)

A série de Herbert Henning destaca arquitetos renomados cujos projetos atraem a atenção do mundo. Com conhecimentos sólidos, eles projetam, constroem e reformam edificações dos mais diversos portes; trabalham nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuam em arquitetura de interiores, exercem tarefas de consultoria, assessoria e gerenciamento de obras; realizam vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda se dedicam ao ensino e à pesquisa. Cada um tem seu estilo e especialidade. Em comum, eles têm a sensibilidade artística, a consciência socioambiental, o primor estético e a fundamentação técnica.

Direção: Herbert Henning.

Duração: 13 episódios de 26 min.

Classificação: Livre

Arquitetos

 

 

“Designers do Brasil (Série)” 

A série documental aborda as trajetórias de alguns dos principais nomes do design brasileiro, em distintas especialidades, como forma de tecer um panorama da diversidade e multidisciplinaridade desse campo de atuação. O design brasileiro vem obtendo um crescente reconhecimento internacional, com a conquista de vários prêmios, mas o conhecimento sobre ele ainda é incipiente entre o público em geral. A série, dirigida por Dj Dolores, desvenda o universo criativo de cada designer e traz pontos importantes para o debate atual a respeito da contribuição que os países do hemisfério sul podem oferecer à cultura global. A série é conduzida por Adélia Borges, jornalista, curadora e professora de história do design.

Direção: DJ Dolores.

Duração: 10 episódios de 26 min.

Classificação: Livre

GUTO INDIO DA COSTA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Curta!
Imagens: Divulgação

 

 

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest