Arquiteto Ivan Rezende e equipe são responsáveis pela reforma de um dos grandes palcos do país
O projeto de revitalização do Teatro Copacabana Palace, assinado pelo arquiteto Ivan Rezende, foi vencedor na categoria Interiores e Design da 59º premiação anual do IAB-RJ. “Receber um prêmio do Instituto dos Arquitetos do Brasil é uma láurea muito valiosa para todo escritório de arquitetura. É o reconhecimento do nosso trabalho abalizado por nossos próprios pares, por um instituto atuante na vida da nossa cidade, o que só pode nos trazer orgulho e satisfação. Ainda mais que, além da dupla premiação, o prêmio recai sobre um equipamento cultural tão precioso para nosso país e seu patrimônio histórico”, afirma Ivan.
O projeto de Ivan Rezende contempla em seus elementos decorativos testemunhos da história do hotel, em impressionante harmonia de formas, cores, texturas e detalhes, em perfeito sincronismo com a atmosfera do Copacabana Palace.
“A sensação é de que o teatro além de rejuvenescido em suas áreas históricas, tombadas pelo patrimônio histórico, ganhou em grandeza com as novas perspectivas arquitetônicas” – Ivan Rezende
Reinaugurado em novembro de 2021, o teatro tem capacidade para 332 lugares, sendo 238 na plateia e 70 no balcão, além de 18 assentos distribuídos entre 4 frisas e 6 camarotes. A acessibilidade e a mobilidade estão contempladas no projeto, com poltronas para pessoas obesas e com mobilidade reduzida e espaços destinados a cadeirantes. A acessibilidade se estende ao palco através de elevador e aos camarins.
“Fizemos uma obra grandiosa que contou, do início ao fim, com o importante apoio do Patrimônio Histórico — IRPH, INEPAC e IPHAN — para que a nova estrutura acompanhasse o restante da arquitetura do hotel. Mantivemos o estilo clássico e elegante do Copa, mas com toda a tecnologia e modernidade de 2021”, acrescenta Paulo André Pozzobon, Diretor de Engenharia da Divisão América do Sul da Belmond e Coordenador Geral do projeto de renovação do Teatro Copacabana Palace.
Conduzidos diretamente pela Arquiteta Taissa Thiry, responsável pelo gerenciamento do projeto, a renovação do teatro envolveu 18 disciplinas específicas e respectivos consultores, e contou com a dedicação de mais de 600 profissionais oriundos de diversos estados.
Imagens: Divulgação