‘Folhas solares’ forma o conceito por trás de torre de observação sustentável.
Guiado por princípios de design sustentável, o escritório de arquitetura indiano Nudes, concebeu uma torre de observação de Net Zero Energy. O conceito, denominado ‘árvore solar’, explora a noção de uma arquitetura modular composta por ‘células’ pré-fabricadas, onde as pessoas podem desfrutar de vistas sobre a paisagem circundante. O projeto caracteriza-se por uma forma cilíndrica e um conjunto de varandas salientes.
O núcleo vertical consiste em uma rampa circular que se conecta a um corredor orbicular, levando a células observatórias individuais. Essas células são giradas e empilhadas para criar uma montagem dinâmica que oferece vistas e experiências variadas em todos os níveis. Cada ‘célula’ modular pré-fabricada consiste em varandas projetadas que permitem aos visitantes sair do interior da torre e absorver a paisagem desprovida de quaisquer barreiras visuais. O Nudes também imaginou que essas células abrigassem ‘folhas solares’ leves, que poderiam contribuir para as necessidades de autossuficiência de energia.
A ‘árvore’ visa abordar iniciativas de design sustentável orientadas por princípios de design Net Zero para combater as mudanças climáticas. O topo da torre é coberto por um deck e uma cápsula de vidro para todos os climas. O último andar oferece uma vista panorâmica de 360 graus da paisagem deslumbrante.
O projeto é concebido como um conjunto estrutural composto de aço e madeira. Essas células modulares pré-fabricadas podem ser implantadas e erguidas no local. As células são empilhadas verticalmente para criar um sistema estrutural composto em sinergia com o núcleo de aço central que consiste na rampa e nos corredores. Em essência, a ‘árvore’ visa criar uma torre de observação icônica que está em sincronia com a natureza.
Fonte: goinggreen
Imagens: Divulgação Nudes