Recycled Park Foto Whim

Recycled Park – Uma ação sustentável

Projeto busca demonstrar que o plástico reciclado retirado do rio pode ser uma matéria-prima valiosa para reutilização e desempenhar função ecológica

 

Uma iniciativa da Recycled Island Foundation em conjunto com a WHIM Architecture, em colaboração com o Ministério das Infraestruturas e Gestão da Água de Rotterdam, Holanda, e o serviço marítimo HEBO, o Recycled Park é uma resposta local à questão global da poluição plástica em corpos d’água; um projeto propositivo para coletar e recuperar resíduos plásticos do rio Nieuwe Maas antes de chegarem ao mar. Reciclados e ressignificados, os resíduos se tornam objetos flutuantes de HDPE (Polietileno de Alta Densidade) em formato hexagonal instalados no porto – utilizados para diversos fins, como floreiras, terraços ou áreas de estar – que ligados entre si configuram uma paisagem verde flutuante e alimentam um novo ecossistema fluvial.

O projeto foi implantado há alguns anos e contribuiu para uma abordagem internacional e integrada à poluição plástica, problemática mais que atual. Os resíduos plásticos são um problema estrutural em águas abertas. Grande parte do lixo acaba nos mares e oceanos através dos rios, onde se torna parte da poluição global. “A água é o ponto mais baixo em muitas cidades holandesas, o que infelizmente significa que os resíduos se acumulam nos nossos rios. Se garantirmos a recolha de todo o plástico na cidade e no porto de Rotterdam, impediremos ativamente o crescimento da sopa de plástico nos nossos mares e oceanos. Rotterdam pode tornar-se um exemplo clássico para cidades portuárias em todo o mundo. A realização dos blocos de construção formados a partir de plástico é um passo importante em direção a um rio sem plástico”, diz Ramon Knoester, arquiteto da WHIM Architecture e idealizador do projeto.

 

Parque Easy Resize com

Parque Easy Resize com
Recycled Park. Imagem: Divulgação Recycled Island Foundation.

 

Coletor de plástico

A Recycled Park Foundation desenvolveu três coletores de plástico passivos para este projeto, a fim de remover eficientemente o plástico do rio Nieuwe Maas. Os coletores de plástico foram testados, monitorados e otimizados durante um período experimental de um ano e meio e capturam a sujeira flutuante usando a corrente da água e retendo a sujeira flutuante quando a corrente se inverte.

Procuramos uma abordagem local e circular para a questão da poluição plástica e encontramos potencial na recuperação de plásticos do nosso rio local. Recuperar resíduos dos rios tem se mostrado mais fácil do que tentar coletar plásticos do mar aberto. Além disso, quando os plásticos são recuperados perto da fonte de poluição, a qualidade do material também é provavelmente ainda boa o suficiente para reciclagem. Os blocos de construção do nosso parque flutuante são feitos de plásticos que recuperamos. Os parques flutuantes são uma vantagem para as cidades e enriquecem o ecossistema do porto simplesmente adicionando nova vegetação e criando novos espaços para as aves nidificarem”, comenta Knoester.

 

coleto Easy Resize com
Em Rotterdam, três armadilhas passivas de lixo recuperam eficientemente os plásticos de rios.

 

O plástico reciclado é usado então para criar corpos flutuantes nos quais novas plantas crescem por cima, por baixo e por dentro. Aves, peixes e microrganismos encontram alimento, espaço para nidificar e abrigo no parque flutuante de 140 m² que estimula a biodiversidade. Importante salientar que nenhum produto químico é adicionado no processo de reciclagem e nenhum microplástico é liberado deste novo material resistente.

 

ff ebdbbbffedecd~mv ()
Recycled Park. Imagem: Divulgação Recycled Island Foundation.

 

Nos últimos 9 anos, a CLEAR RIVERS, uma organização sem fins lucrativos sob o comando de Knoester registrada como marca da Recycled Island Foundation, implementou projetos de sucesso em vários países, como Holanda, Bélgica, Romênia, Hungria, Indonésia e Malásia. Instalamos armadilhas de lixo, organizamos limpezas, programas educacionais e desenvolvemos uma gama de produtos circulares, entre os quais o parque flutuante, itens de mobiliário e materiais de construção. “Nossa abordagem ao problema da poluição plástica é uma combinação da recuperação de plástico flutuante em rios, canais e portos com armadilhas de lixo e limpezas, a criação de produtos reciclados e a educação da geração jovem”, finaliza o arquiteto. 

 

fb dab cf bcb fbeeabb

 

Compartilhe este post