MG Easy Resize com

Residência Clotilde e Sérgio Ferreira se torna a nova sede do CAU/SP na região de Ribeirão Preto

Construída entre 1968 e 1969, a casa é um projeto do arquiteto João Batista Martinez Corrêa, sócio titular da JBMC Arquitetura & Urbanismo, e de Martin Tresca.

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) ganha uma nova sede para seu Escritório Descentralizado na região de Ribeirão Preto, na “Residência Clotilde e Sérgio Ferreira”. Um imóvel histórico, recentemente tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Ribeirão Preto, planejado para abrigar a família da professora universitária Maria Clotilde Rossetti e do biólogo Sérgio Henrique Ferreira, notável pela sua descoberta sobre o fator de potenciação da bradicinina.

Um exemplo da “Arquitetura Brutalista”, o projeto foi inovador e pioneiro para sua época, principalmente devido a total liberdade que o casal deu ao arquiteto, que ainda era um estudante na época, para experimentar soluções que poderiam ser aplicadas no projeto. “Fizemos muitas experiências nesse projeto porque queríamos fazer uma casa que fosse econômica e atual para aquele, dentro daquela tendência de arquitetura que a gente achava que ela deveria ter.”, destaca João.

 

 

MG Easy Resize com

MG Easy Resize com

 

Mesmo com um orçamento mais restrito, o terreno amplo permitiu a criação de uma casa espaçosa, que enfatiza a integração harmoniosa de espaços e setores internos. Os revestimentos trazem inspirações brutalistas por meio de instalações aparentes, com destaque no uso de tijolos lixados e a união de estruturas de concreto com as alvenarias para impedir o surgimento de fissuras.

O resultado foram paredes tão duráveis que até mesmo as áreas molhadas exigiram apenas uma camada de cera à base de silicone e permaneceram intactas por muitos anos. “A casa foi feita com poucos recursos, mas com material de boa qualidade, o que garantiu uma maior durabilidade aos revestimentos”, revela o arquiteto.

 

 

MG Easy Resize com

MG Easy Resize com

 

Devido à temperatura da região, a casa foi estruturada com pé direito alto e lanternim na cobertura para saída de ar quente pelo teto, garantindo melhor conforto térmico no interior da residência. As portas dos quartos foram equipadas com venezianas divididas ao meio, permitindo que fiquem abertas durante todo dia para uma melhor circulação do vento, aproveitando a inércia térmica proporcionada pelas paredes de tijolos.

As condições de Ribeirão Preto também orientaram a identidade visual da residência, com o uso de tijolos vermelhos locais e lajotas no piso que se assemelham à tradicional terra avermelhada da região. Na cobertura, as calhas nas extremidades contaram com instalação de gárgulas com vidro, que redirecionam as águas pluviais para o canal de drenagem do residencial.

 

MG Easy Resize com

MG Easy Resize com

 

A decisão de tornar o projeto da Residência Clotilde e Sérgio Ferreira como uma nova sede da CAU em Ribeirão Preto simboliza o respeito pela preservação de um importante patrimônio da Arquitetura Brutalista na cidade, enquanto proporciona o aprimoramento da infraestrutura para atender aos arquitetos urbanistas da instituição. “A notícia foi vista com muita alegria, visto que a própria Clotilde já externava esse desejo que a casa não fosse modificada, e sim que fosse preservada, com possibilidade de utilização da residência como um escritório para arquitetos.”, celebra João.

MG Easy Resize com

MG Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens: Carlos Kipnis

 

Compartilhe este post