Mesa Beiju Yankatu Divulgação () () Easy Resize com

Roda de conversa discute influências indígenas no design contemporâneo

Evento no Museu A CASA reúne designers que incorporam saberes e técnicas do Xingu em suas criações.

 

No dia 12 de agosto, sábado, às 11h, o Museu A Casa do Objeto Brasileiro promove o Papo de Casa, evento mensal que ressalta a produção artesanal e o design brasleiro. A ideia é apresentar e discutir projetos que têm resultado de experiências que olham para a arte e para a produção indígena como elementos fundamentais na formação do design contemporâneo brasileiro.

Com mediação da jornalista Regina Galvão, os designers Maria Fernanda Paes de Barros, Nadezhda Mendes da Rocha e Rodrigo Silveira se reúnem para compartilhar suas experiências recentes com comunidades do Xingu, no sul da floresta amazônica, no Mato Grosso. “Quando nós olhamos para o cotidiano indígena brasileiro e seus objetos, fica claro que, para além da função, a estética é uma preocupação nas suas produções. Os bancos, as panelas, as redes, os trançados e outros elementos básicos comprovam que a estética é um dos elementos fundadores da cultura brasileira muito antes do processo de colonização”, revela Maria Fernanda, que é fundadora da Yankatu e tem parcerias com indígenas Mehinaku e Pataxós.

 

Maria Fernanda Paes de Barros Divulgação Easy Resize com

Mesa Beiju Yankatu Divulgação () () Easy Resize com
Mesa Beiju. Maria Fernanda Paes de Barros têm representado o Brasil em importantes eventos internacionais como a Bienal de Design de Tel Aviv.

 

Filha caçula de Paulo Mendes da Rocha (1928-2021), Nadezhda realizou um antigo sonho de seu pai ao “vestir” a emblemática cadeira Paulistano, projetada pelo renomado arquiteto em 1957, com capas de tecido de fibra natural, feitas por indígenas. A ideia original de Paulo era estabelecer relações com os povos originários, enaltecendo sua cultura. O desejo passou a ser concretizado quando, em 2019, a designer visitou a aldeia Kamayura, no Alto Xingu. Ao conhecer o trabalho têxtil da etnia, viu a possibilidade de fazer as capas com os artesãos. No projeto, que durou quatro anos, os revestimentos foram concluídos em um processo coletivo.

 

Naná Mendes da Rocha Easy Resize com
Naná Mendes da Rocha reeditou a cadeira paulistano, ícone do design brasileiro, criado por seu pai.

Cadeira Paulisano Xingu laranja () Easy Resize com

Cadeira Paulisano Xingu azul () Easy Resize com

 

Rodrigo Silveira também deve apresentar como o design contemporâneo pode inovar com base nos saberes indígenas. No Projeto Soma, ele e artesãos da etnia Mehinaku, moradores das aldeias Kaupüna e Utawana, no Alto Xingu, desenvolveram na oficina do designer e marceneiro, na Barra Funda, em São Paulo, nove bancos em formato de animais da fauna brasileira. Da pesquisa de Rodrigo, em meio a comunidades ribeirinhas e indígenas, desdobraram-se estudos sobre técnicas de trabalho de antes da colonização. Assim, nasceu a intenção de intensificar esse processo de troca: aliar a cultura de realização de bancos em formas de animais, já existente na população do Xingu, com as técnicas de marcenaria utilizadas por ele ao longo da sua carreira.

 

Rodrigo Silveira Divulgação Easy Resize com
Rodrigo Silveira participou do Projeto Soma, com banco inspirados na fauna da região amazônica.

 

banco do Projeto Soma FOTO Douglas Ferreira () Easy Resize com

 

Serviço

Papo de Casa | “A arte indígena como protagonista do design brasileiro”
Quando: Sábado, 12 de agosto de 2023, às 12h
Onde | Museu A Casa do Objeto Brasileiro – Av. Pedroso de Morais, 1216 – Pinheiros, SP
Entrada gratuita, sujeito à lotação.
Informações: (11) 3814-9711 | (11) 94254-1179 (WhatsApp)
Mais informações: www.acasa.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Museu A Casa do Objeto Brasileiro
Imagens: Douglas Ferreira e Divulgação

Compartilhe este post