mockup projeto da instalacao site specific Nosso mundo da artista Shirley Paes Leme para Sala de Vidro do MAM Sao Paulo Imagem cortesia da artista Easy Resize com

Sala de Vidro do MAM recebe obra inédita de Shirley Paes Leme

A artista criou uma instalação site-specific que dialoga com o Parque Ibirapuera, onde o museu está localizado, e lança uma provocação sobre o paradoxo de um “oásis poluído” dentro da metrópole paulistana.

 

A partir de 2 de março, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo) recebe um trabalho inédito da artista Shirley Paes Leme, pensado especialmente para ocupar a Sala de Vidro da instituição. A convite do curador-chefe do MAM, Cauê Alves, a artista concebeu uma instalação site-specific que dialoga com o entorno do museu, e ao mesmo tempo instiga o público a pensar sobre as condições climáticas.

Nosso mundo (2022-2023) é uma instalação composta por mais de 1000 filtros usados de ar-condicionado de carro e alumínio reflexivo. Enquanto os filtros formam na parede da sala um skyline da cidade, com aspecto turvo e fora de foco trazendo a imagem causada pela poluição do ar, o chão espelhado irá refletir a paisagem e a arquitetura do Parque, e o visitante, colocando no mesmo espaço as árvores e também a marquise. A artista explica que esse caráter espelhado do chão deve tornar a Sala de Vidro um lugar confuso, pois o público não saberá muito bem o que está por vir, já que tudo em volta ficará dentro do mesmo espaço.

“Ao mesmo tempo, o visitante se vê e vê as árvores, o teto, a parede refletida no chão, e vê também as árvores, a parede real, causando uma confusão de realidades” – Shirley Paes Leme.

 

mockup projeto da instalacao site specific Nosso mundo da artista Shirley Paes Leme para Sala de Vidro do MAM Sao Paulo Imagem cortesia da artista Easy Resize com
Projeto da instalação site-specific Nosso mundo (2022-2023), da artista Shirley Paes Leme, para Sala de Vidro do MAM São Paulo.

 

Simultaneamente, haverá o skyline na parede, tornando o lugar que parecia contemplativo em um espaço, na verdade, provocativo. O diálogo com o Parque Ibirapuera também esteve presente nas últimas obras que ocuparam a Sala de Vidro do MAM, como os Cupinzeiros (2022), de Lidia Lisboa; Origem e Destino (2021)de Rodrigo Bueno, e Retromemória (2022), de Lenora de Barros.

Os filtros de ar-condicionado que constroem o skyline na obra são todos usados, com o aspecto escuro da “marca da fumaça”, como a artista chama, tendo em vista que o ar poluído da cidade passou por dentro deles. Os rastros de fumaça fazem parte, de certa maneira, da trajetória da artista, que já utilizou como material para compor obras das séries Tensão, Resíduos da Cidade Fumaça-ação. O caráter manchado desses filtros evoca uma tensão um tanto assustadora, já que convoca o público a pensar que o mesmo ar que passa por eles é o ar que respiramos. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) em 2022 indicou que a poluição presente no ar na cidade de São Paulo ficou acima do recomendado pela OMS nos últimos 20 anos.  “Além de apontar para questões ambientais cada vez mais urgentes, Shirley Paes Leme reflete e dá visibilidade para a situação paradoxal de estarmos numa espécie de oásis poluído”, aponta o texto curatorial da obra escrito por Cauê Alves.

 

SERVIÇO

Sala de Vidro – Nosso mundo, de Shirley Paes Leme

Abertura:  2 de março, quinta-feira, às 19h
Período expositivo:  2 de março a 28 de maio de 2023
Local:  Museu de Arte Moderna de São Paulo, Sala de Vidro
Endereço:  Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)

Ingressos: R$25,00 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser.

www.mam.org.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Cortesia da artista.

 

 

 

 

 

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