Em sua 61° edição, a feira de Milão, ponto de referência internacional para o setor de mobiliário e design, ostenta novo formato e conteúdo cultural multidisciplinar.
A 61° edição do Salone del Mobile.Milano será realizada na Fiera Milano Rho, de 18 a 23 de abril, trazendo o design de volta ao que é um palco de importância internacional. O seu retorno é, por si só, algo excecional, não só por conta da qualidade das propostas e das empresas participantes, mas também devido à aceleração do processo de transformação e evolução da feira. O Salone sempre foi testemunho de uma extraordinária curiosidade, vontade e abertura à comparação, e de uma enorme capacidade de melhoria, inovando fórmulas consolidadas.
Ao longo dos últimos anos difíceis, tem havido muita reflexão, pesquisa e questionamento em torno do futuro das feiras, levando a uma revisão concreta do formato da exposição em uma tentativa de poder continuar a gerar valor para toda a comunidade de design. Esta energia positiva e construtiva alimentou três grandes novidades nesta edição: o nível de exposição única, com os expositores dos pavilhões superiores (8-12, 16-20) transferidos para os inferiores, simplificando, melhorando a acessibilidade e a experiência do visitante; o novo layout Euroluce, que em vez de ser centrado no stand-centric estará agora focado nas pessoas e na sua fruição do evento, com um caminho inteligente, super acessível e melhor conectado em forma de loop; e a componente cultural será integrada nos espaços da bienal de iluminação, com conteúdos interdisciplinares e experienciais que vão da arquitetura à arte, com exposições, palestras, workshops e instalações site-specific.
“Uma das características do Salone del Mobile é a sua capacidade de evoluir para responder aos desafios mais urgentes da vida contemporânea. A ideia de simplesmente voltar a abril, nosso tradicional lugar no calendário, depois de três anos, como se nada tivesse acontecido, era impensável. Trabalhamos para dar forma às sugestões e visões que surgiram nos últimos anos, com base em algumas perguntas simples: qual é o novo papel do Salone? Como e por onde começar a redesenhar sua evolução? Ouvimos as necessidades daqueles que fazem e experimentam o Salone, expositores e visitantes, realizando mais de 2.300 entrevistas e grupos de trabalho temáticos. Isso fomentou a ideia de uma exposição em um único nível para facilitar os fluxos e adotamos uma abordagem quase “urbanística” para o design interno dos pavilhões. Redesenhamos o percurso, integrando os espaços para empresas com conteúdos culturais interdisciplinares ligados à relação entre luz, arquitetura, arte e ciência. Uma metamorfose provavelmente interessará ao Salone como um todo, voltada para ajudar a redesenhar o modelo de feiras.” – Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano
No geral, os eventos de 2023 reunirão 1962 expositores, incluindo mais de 550 jovens talentos com menos de 35 anos e 27 escolas de design. O Salone criará mundos diferentes – o Salone Internazionale del Mobile, a Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário, Workplace3.0, S.Project, Euroluce e SaloneSatellite; distribuição e layout em um único nível, caminhos estéticos e culturais, espaços experienciais e áreas de descanso e relaxamento – sugerir chamadas à ação – conferências, oficinas verticais, exposições temáticas, livrarias e instalações site-specific – tudo para permitir aos visitantes a possibilidade de uma exploração emocionante, subjetiva e memorável, a única capaz de criar conexões de longo prazo.
Esta edição de abril vê o retorno da bienal de iluminação (Euroluce, Pavilhões 9-11 e 13-15), agora em sua 31ª edição, com layout de exposição repensado pelo estúdio Lombardini22, de modo a garantir melhores conexões entre os quatro pavilhões, simplificar o caminho do visitante em um loop irregular inspirado nos planos de rua das cidades tradicionais italianas e, da mesma forma, aumentar a visibilidade do expositor, garantindo que cada um deles tenha uma quantidade decente de espaço. A Cidade das Luzes será o conceito e o fio condutor da exposição. O poder da imaginação e da visão concreta caracterizará o conteúdo cultural interdisciplinar curado por Beppe Finessi, transformando a Euroluce em um centro positivo de emoções e conhecimento.
Graças à intervenção precisa e inteligente da Formafantasma, o coração da bienal será Aurore, uma grande praça e arena para experiências imersivas e reflexivas, e local para uma série de palestras. O estúdio também foi responsável pelo projeto de doze Constelações, ‘intermezzos’ arquitetônicos que sediarão exposições dentro da exposição com curadoria de Finessi, alinhando todo o caminho da exposição.
Mais de 550 aspirantes a designers participarão no 24º SaloneSatellite, na sua localização nova, mas totalmente natural, no interior dos pavilhões Euroluce (Pavs. 13-15), uma vez que representa o futuro do design por excelência. A edição de 2023 dedicará um foco particular às escolas e universidades de design com o tema Design Schools – Universities / BUILDING THE (IM)POSSIBLE. Processo, Progresso, Prática. A disposição dos espaços de exposição foi repensada, com as 27 escolas e universidades participantes dispostas em um anel externo abrangendo os designers individuais. A instalação, é inspirada na luz natural e no que ela representa.
As áreas do SaloneSatellite Award serão distinguidas pela presença do sol e da lua, elementos que ditarão o visual de todo o evento. Uma instalação especial equipada com telescópios será montada em cada uma das duas praças, para visualizar um céu imaginário refletindo o presente e o futuro do design. A cenografia e o design gráfico para a exibição como um todo dependerão de jogos de luz e sombra e das variações de cores que a luz transmite do amanhecer até o anoitecer.
Por fim, a SaloneSatellite prestará homenagem à Euroluce com a exposição especial Sate-Light. 1998-2022 SaloneSatellite Young Designers: montada simbolicamente na fronteira entre as duas áreas – que será destacada por projeções luminosas mostrando a maioria das lâmpadas de jovens designers que participaram das várias edições ao longo dos anos e entraram em produção graças a colaborações com empresas que confiam em talentos promissores. A intervenção convidada do mestre Gaetano Pesce é muito aguardada. Ele foi convidado não apenas para discutir os passos fundamentais em sua longa carreira e sua contribuição interdisciplinar para o mundo do design, mas também para desencadear inspiração, energia e paixão entre os talentosos jovens designers que o ouvem.
A responsabilidade ambiental, econômica e social também será uma prioridade na edição de 2023 do Salone del Mobile.Milano, que embarcou no caminho que o levará, no final do evento, a alcançar a certificação ISO 20121 para a gestão sustentável de eventos.
“Após a edição de 2022, que teve a sustentabilidade no seu coração com a grande instalação de Mario Cuccinella, decidimos embarcar no processo para a certificação ISO 20121, acreditando que é crucial continuar ao longo do nosso caminho em direção à sustentabilidade, enquanto tomamos nota cuidadosa do nosso progresso. Isso também informou nossa decisão de aderir ao Pacto Global. O processo de certificação está a ajudar-nos a adquirir maiores competências a nível interno e também no que diz respeito ao diálogo construtivo com todas as partes interessadas envolvidas. Somos um evento global, como organizadores, estamos cientes de como é importante compartilhar esse curso de ação ético e responsável com todas as empresas expositoras, os montadores, os visitantes e todo o ecossistema de design” – Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano.
Uma das chaves para a próxima edição será uma combinação perfeita de digital e real, que servirá para melhorar exponencialmente as experiências, as narrações e o conteúdo diariamente. Isso significa que a plataforma digital se tornará muito mais movimentada antes, durante e depois do evento, graças à nossa colaboração com a imprensa setorial nacional e internacional e com a YesMilano, agência oficial de promoção da cidade de Milão. Novos projetos editoriais e de serviços serão ativados nos diferentes pontos de contato – site, boletim informativo, aplicativo e redes sociais. Estes incluirão o Unboxing, um formato dedicado a pré-visualizações de produtos das empresas expositoras e o White Paper, uma série de artigos aprofundados dos principais jornalistas internacionais, bem como os relatórios diários da feira e análises pós-evento.
Uma nova série de podcasts narrará os protagonistas do evento e todos os produtos mais recentes; o aplicativo oficial Salone del Mobile.Milano será atualizado com novas funções e serviços, incluindo realidade aumentada e wayfinding. Mais uma vez, será possível comprar ingressos, acessar detalhes dos produtos em exposição e digitalizar os códigos QR relativos para descobrir todos os detalhes técnicos. Em termos de resultados, 80 milhões de contas de redes sociais foram acessadas, enquanto a plataforma digital acumulou 14 milhões de visualizações no ano passado.
“Estamos muito satisfeitos que o Salone del Mobile.Milano esteja recuperando seu lugar tradicional no calendário de compromissos da cidade com uma nova fórmula. A fluidez dos caminhos expositivos, as reflexões, os debates e as oportunidades de interface em torno dos temas de sustentabilidade e responsabilidade financeira e social das empresas que operam no setor ajudarão a tornar a experiência do visitante do Salone ainda mais envolvente. Milão está pronta para receber designers, planejadores, arquitetos e produtores, bem como visitantes amantes do design e turistas que também estão ansiosos para ver os desenvolvimentos inovadores que o Salone tem reservado para eles, dentro e fora do recinto da feira.” – Giuseppe Sala, prefeito de Milão
Seguindo os passos de Emiliano Ponzi, o Salone del Mobile.Milano confiou as imagens da campanha de comunicação para a edição de 2023 à Leftloft, um estúdio de comunicação de design milanês, e a Gio Pastori, um ilustrador e collagista de alto renome na cena artística milenar de Milão. Para construir um léxico contemporâneo e, sobretudo, imediato e universal, voltaram aos primórdios. Isso gerou a ideia de um novo ABC de design, com arquétipos e ícones narrando os protagonistas do Salone, em torno dos quais o sistema de design milanês gira. A campanha de comunicação conta com 26 cartazes, um para cada letra do alfabeto, cada um acompanhado de um objeto ou peça de decoração, o título da campanha Você fala design? interrogar diretamente o observador.