Entrance Salone del Mobile Milano Easy Resize com

Salone del Mobile.Milano 2023

Em sua 61° edição, a feira de Milão, ponto de referência internacional para o setor de mobiliário e design, ostenta novo formato e conteúdo cultural multidisciplinar.

 

A 61° edição do Salone del Mobile.Milano será realizada na Fiera Milano Rho, de 18 a 23 de  abril, trazendo o design de volta ao que é um palco de importância internacional. O seu retorno é, por si  só, algo excecional, não só por conta da qualidade das propostas e das empresas participantes, mas também devido à aceleração do processo de transformação e evolução da feira. O Salone sempre foi testemunho de uma extraordinária curiosidade, vontade e abertura à comparação, e de uma enorme capacidade de melhoria, inovando fórmulas consolidadas.

Ao longo dos últimos anos difíceis, tem havido muita reflexão, pesquisa e questionamento em torno do futuro das feiras, levando a uma revisão concreta do formato da exposição em uma tentativa de poder continuar a gerar valor para toda a comunidade de design. Esta energia positiva e construtiva alimentou três grandes novidades nesta edição:  o nível de exposição única, com os expositores dos pavilhões superiores (8-12, 16-20) transferidos para os inferiores, simplificando, melhorando a acessibilidade e a experiência do visitante; o novo layout Euroluce, que em vez de ser centrado no stand-centric estará agora focado nas pessoas e na sua fruição do evento, com um caminho inteligente, super acessível e melhor conectado em forma de loop; e a componente cultural será integrada nos espaços da bienal de iluminação, com conteúdos interdisciplinares e experienciais que vão da arquitetura à arte, com exposições, palestras, workshops e instalações site-specific.

“Uma das características do Salone del Mobile é a sua capacidade de evoluir para responder aos desafios mais urgentes da vida contemporânea. A ideia de simplesmente voltar a abril, nosso tradicional lugar no calendário, depois de três anos, como se nada tivesse acontecido, era impensável. Trabalhamos para dar forma às sugestões e visões que surgiram nos últimos anos, com base em algumas perguntas simples: qual é o novo papel do Salone? Como e por onde começar a redesenhar sua evolução?  Ouvimos as necessidades daqueles que fazem e experimentam o Salone, expositores e visitantes, realizando mais de 2.300 entrevistas e grupos de trabalho temáticos. Isso fomentou a ideia de uma exposição em um único nível para facilitar os fluxos e adotamos uma abordagem quase “urbanística” para o design interno dos pavilhões. Redesenhamos o percurso, integrando os espaços para empresas com conteúdos culturais interdisciplinares ligados à relação entre luz, arquitetura, arte e ciência. Uma metamorfose provavelmente interessará ao Salone como um todo, voltada para ajudar a redesenhar o modelo de feiras.” – Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano

 

SMM PRESS CONFERENCE Easy Resize com

 

No geral, os eventos de 2023 reunirão 1962 expositores, incluindo mais de 550 jovens talentos com menos de 35 anos e 27 escolas de design.  O Salone criará mundos diferentes  – o Salone Internazionale del Mobile, a Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário, Workplace3.0, S.Project, Euroluce e SaloneSatellite; distribuição e layout em um único nível, caminhos estéticos e culturais, espaços experienciais e áreas de descanso e relaxamento – sugerir chamadas à ação – conferências,  oficinas verticais,  exposições temáticas, livrarias e  instalações site-specific – tudo para permitir aos visitantes a possibilidade de uma exploração emocionante, subjetiva e memorável, a única capaz de criar conexões de longo prazo.

Esta edição de abril vê o retorno da bienal de iluminação (Euroluce, Pavilhões 9-11 e 13-15), agora em sua 31ª edição, com layout de exposição repensado pelo estúdio Lombardini22, de modo a garantir melhores conexões entre os quatro pavilhões, simplificar o caminho do visitante em um loop irregular inspirado nos planos de rua das cidades tradicionais italianas e,  da mesma forma, aumentar a visibilidade do expositor, garantindo que cada um deles tenha uma quantidade decente de espaço. A Cidade das Luzes será o conceito e o fio condutor da exposição. O poder da imaginação e da visão concreta caracterizará o conteúdo cultural interdisciplinar curado por Beppe Finessi, transformando a Euroluce em um centro positivo de emoções e conhecimento.

 

SMM PRESS CONFERENCE Easy Resize com

SMM PRESS CONFERENCE Easy Resize com

 

Graças à  intervenção precisa e inteligente da Formafantasma, o coração da bienal será Aurore, uma grande praça e arena para experiências imersivas e reflexivas, e local para uma série de palestras. O estúdio também foi responsável pelo projeto de doze Constelações, ‘intermezzos’ arquitetônicos que sediarão exposições dentro da exposição com curadoria de Finessi, alinhando todo o caminho da exposição.

Mais de 550 aspirantes a designers participarão  no 24º SaloneSatellite, na sua localização nova, mas totalmente natural, no interior dos pavilhões Euroluce (Pavs. 13-15), uma vez que representa o futuro do design por excelência. A edição de 2023 dedicará um foco particular às escolas e universidades de design com o tema Design Schools – Universities / BUILDING THE (IM)POSSIBLE. Processo, Progresso, Prática. A disposição dos espaços de exposição foi repensada, com as 27 escolas e universidades participantes dispostas em um anel externo abrangendo os designers individuais. A instalação, é inspirada na luz natural e no que ela representa.

As  áreas do SaloneSatellite Award serão distinguidas pela presença do sol e da lua, elementos que ditarão o visual de todo o evento. Uma instalação especial equipada com telescópios será montada em cada uma das duas praças, para visualizar um céu imaginário refletindo o presente e o futuro do design. A cenografia e o design gráfico para a exibição como um todo dependerão de jogos de luz e sombra e das variações de cores que a luz transmite do amanhecer até o anoitecer.

Por fim, a SaloneSatellite prestará homenagem à Euroluce  com a exposição especial Sate-Light. 1998-2022 SaloneSatellite Young Designers: montada simbolicamente na fronteira entre as duas áreas – que será destacada por projeções luminosas mostrando a maioria das lâmpadas de jovens designers que  participaram das várias edições ao longo dos anos e entraram em produção graças a colaborações com empresas que confiam em talentos promissores. A intervenção convidada do mestre Gaetano Pesce é muito aguardada. Ele foi convidado não apenas para discutir os passos fundamentais em sua longa carreira e sua contribuição interdisciplinar para o mundo do design, mas também para desencadear inspiração, energia e paixão entre os talentosos jovens designers que o ouvem.

A responsabilidade ambiental, econômica e social também será uma prioridade na edição de 2023 do Salone del Mobile.Milano, que embarcou no caminho que o levará, no final do evento, a alcançar a certificação ISO 20121 para a gestão sustentável de eventos.

“Após a edição de 2022, que teve a sustentabilidade no seu coração com a grande instalação de Mario Cuccinella, decidimos embarcar no processo para a certificação ISO 20121, acreditando que é crucial continuar ao longo do nosso caminho em direção à sustentabilidade, enquanto tomamos nota cuidadosa do nosso progresso. Isso também informou nossa decisão de aderir ao Pacto Global. O processo de certificação está a ajudar-nos a adquirir maiores competências a nível interno e também no que diz respeito ao diálogo construtivo com todas as partes interessadas envolvidas. Somos um evento global, como organizadores, estamos cientes de como é importante compartilhar esse curso de ação ético e responsável com todas as empresas expositoras, os montadores, os visitantes e todo o ecossistema de design” –  Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano.

 

SMM PRESS CONFERENCE Easy Resize com

 

Uma das chaves para a próxima edição será uma combinação perfeita de digital e real, que servirá para melhorar exponencialmente as experiências, as narrações e o conteúdo diariamente. Isso significa que a plataforma digital se tornará muito mais movimentada antes, durante e depois do evento, graças à nossa colaboração com a imprensa setorial nacional e internacional e com a YesMilano, agência oficial de promoção da cidade de Milão. Novos projetos editoriais e de serviços serão ativados nos diferentes pontos de contato – site, boletim informativo, aplicativo e redes sociais. Estes incluirão o Unboxing, um formato dedicado a pré-visualizações de produtos das empresas expositoras e o White Paper, uma série de artigos aprofundados dos principais jornalistas internacionais, bem como os relatórios diários da feira e análises pós-evento.

Uma nova série de podcasts narrará os protagonistas do evento e todos os produtos mais recentes; o aplicativo oficial Salone del Mobile.Milano será atualizado com novas funções e serviços, incluindo realidade aumentada e wayfinding. Mais uma vez, será possível comprar ingressos, acessar detalhes dos produtos em exposição e digitalizar os códigos QR relativos para descobrir todos os detalhes técnicos. Em termos de resultados, 80 milhões de contas de redes sociais foram acessadas, enquanto a plataforma digital acumulou 14 milhões de visualizações no ano passado.

“Estamos muito satisfeitos que o Salone del Mobile.Milano esteja recuperando seu lugar tradicional no calendário de compromissos da cidade com uma nova fórmula. A fluidez dos caminhos expositivos, as reflexões, os debates e as oportunidades de interface em torno dos temas de sustentabilidade e responsabilidade financeira e social das empresas que operam no setor ajudarão a tornar a experiência do visitante do Salone ainda mais envolvente. Milão está pronta para receber designers, planejadores, arquitetos e produtores, bem como visitantes amantes do design e turistas que também estão ansiosos para ver os desenvolvimentos inovadores que o Salone tem reservado para eles, dentro e fora do recinto da feira.” – Giuseppe Sala, prefeito de Milão

Seguindo os passos de Emiliano Ponzi, o Salone del Mobile.Milano confiou as imagens da campanha de comunicação para a edição de 2023 à Leftloft, um estúdio de comunicação de design milanês, e a Gio Pastori, um ilustrador e collagista de alto renome na cena artística milenar de Milão. Para construir um léxico contemporâneo e, sobretudo, imediato e universal, voltaram aos primórdios. Isso gerou a ideia de um novo ABC de design, com arquétipos e ícones narrando os protagonistas do Salone, em torno dos quais o sistema de design milanês gira. A campanha de comunicação conta com 26 cartazes, um para cada letra do alfabeto, cada um acompanhado de um objeto ou peça de decoração, o título da campanha Você fala design?  interrogar diretamente o observador.

 

Header Site Easy Resize com

 

 

 

 

Compartilhe este post