Julia Kater Diptico Credito Cortesia da Artista e Simoes de Assis Easy Resize com

Simões de Assis abre programação de 2026 com exposição individual de Julia Kater

Mostra apresenta 14 obras inéditas da artista, sendo seis desenvolvidas a partir da pesquisa realizada durante sua residência artística na Cité Internationale des Arts, em Paris

 

Abrindo a programação de 2026, a Simões de Assis apresenta a exposição individual da artista franco-brasileira Julia Kater. Em exibição de 22 de janeiro a 7 de março, Duplo será apresentada no espaço térreo da galeria em São Paulo, com texto crítico assinado pela curadora e pesquisadora Pollyana Quintella. Com colagens e fotografias impressas sobre a seda, a mostra reúne 14 trabalhos inéditos da artista, dos quais seis resultam da pesquisa realizada durante sua residência artística na “Cité Internationale des Arts” (Paris, 2025).

Em sua prática, a artista investiga a relação entre a paisagem, a cor e a superfície. Ela transita pela fotografia e pela colagem, concentrando-se na construção da imagem por meio do recorte e da justaposição. Em sua obra, a imagem não é apenas um registro de um instante, mas sim, resultado de um deslocamento – algo que se desfaz e se recompõe do mesmo gesto.

As imagens, muitas vezes próximas, não buscam documentar, mas construir um novo campo de sentido. Nas colagens, o gesto do recorte ganha corpo. Fragmentos de fotografias são manualmente cortados, sobrepostos e organizados em camadas que criam passagens visuais marcadas por transições sutis de cor. Esses acúmulos evocam variações de luz, atmosferas e a própria passagem do tempo através de gradações cromáticas. Na individual “Duplo”, Julia Kater apresenta trabalhos recentes, desenvolvidos a partir da pesquisa realizada durante sua residência artística em Paris.

“Minha pesquisa se concentra na paisagem e na forma como a cor participa da construção da imagem – ora como elemento acrescentado à fotografia, ora como algo que emerge da própria superfície. Nas colagens, a paisagem é construída por recortes, justaposições e gradações de cor. Já nos trabalhos em tecido, a cor atua a partir da própria superfície, por meio do tingimento manual, atravessando a fotografia impressa. Esses procedimentos aprofundam a minha investigação sobre a relação entre a paisagem, a cor e a superfície” – Julia Kater.

 

Julia Kater Photo © Pedrita Junckes Easy Resize com
Julia Kater. Fotografia: Pedrita Junckes.

 

Em destaque, duas obras que serão exibidas na mostra: uma em tecido que faz parte da nova série e um díptico inédito. Corpo de Pedra (Centauro), 2025, impressão digital pigmentária sobre seda tingida à mão com tintas a base de plantas e, Sem Título, 2025, colagem com impressão em pigmento mineral sobre papel matt Hahnemüle 210g, díptico com dimensão de 167 x 144 cm cada.

A artista comenta: “dou continuidade às colagens feitas a partir do recorte de fotografia impressa em papel algodão e passo a trabalhar com a seda também como suporte. O processo envolve o tingimento manual do tecido com plantas naturais, como o índigo, seguido da impressão da imagem fotográfica. Esse procedimento me interessa por sua proximidade com o processo fotográfico analógico, sobretudo a noção de banho, de tempo de imersão e de fixação da cor na superfície”. Todas as obras foram produzidas especialmente para a exposição, que fica em cartaz até 07 de março de 2026.

 

Julia Kater Corpo de Pedra Minotauro Credito Cortesia da Artista e Simoes de Assis Easy Resize com
Corpo de Pedra Minotauro. Fotografia: Cortesia da Artista e Simoes de Assis.

 

Com mais de 40 anos de história, a Simões de Assis é uma das principais galerias da América Latina dedicadas à arte moderna e contemporânea. Inaugurada em Curitiba, Brasil, em 1984, é conduzida por duas gerações da família fundadora, operando em três sedes – São Paulo, Curitiba e Balneário Camboriú. A galeria representa um grupo curado de 37 artistas e espólios, com foco especial na arte brasileira, mas também na arte latino-americana em diálogo com perspectivas globais.

 

Serviço

Duplo”, individual inédita da artista Julia Kater

Abertura: 22 de janeiro, quinta-feira, das 18h às 21h
Período de visitação: de 22 de janeiro a 07 de março de 2026
Local: Galeria Simões de Assis | Alameda Lorena, nº 2050 – Jardins, São Paulo/SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 15h
Entrada gratuita

Site: www.simoesdeassis.com
Instagram: @simoesdeassis_
Facebook:
 fb.com/simoesdeassisgaleria

 

Julia Kater Diptico Credito Cortesia da Artista e Simoes de Assis Easy Resize com
Diptico. Fotografia: Cortesia da Artista e Simoes de Assis.

 

 

Compartilhe este post