Estruturas arquitetônicas artísticas saltam aos olhos de passantes e valorizam a interação entre pessoas, arte e arquitetura.
O uso de outras formas de arte na arquitetura aprofunda as noções de bem-estar e apreciação associadas aos projetos, reforça o senso de pertencimento coletivo e muda a paisagem de grandes centros urbanos. Da junção das palavras Habitação e Arte, o nome deste empreendimento elaborado pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos foi escolhido por valorizar estas duas importantes características do projeto. Com 37.835,49 m² de área bruta construída, o Habitarte carrega consigo uma linguagem definida por linhas retas e “caixas” que enquadram os apartamentos em alturas diferentes e, na fachada, uma grande escultura dos Irmãos Campana se destaca e garante forte identidade ao edifício.
O empreendimento está de frente para a Rua Nova York, em São Paulo, e em primeira fase sua composição se dá pelo volume de dois edifícios conectados ao nível do térreo através da vitrine dos halls de elevadores, e pela cobertura, onde ficam as áreas de lazer que são de uso comum às duas torres. Nas segunda e terceira fase, o projeto previu a implantação de quatro edifícios que abraçam uma grande praça privada de 1.000m², garantindo que os edifícios não obstruam a vista um do outro. As plantas de 31 pavimentos foram projetadas em forma de “catavento”, com um núcleo de serviço central envolto pelos apartamentos, que vão girando e encaixando entre si, permitindo que todos tenham a vista livre.
De uso misto, o Habitarte conta com um supermercado da rede St. Marche, integrado ao hall dos edifícios junto à Rua Nova York e a uma praça semipública de 1280m², o que contribui para que o bairro seja mais vital, orgânico e seguro.
“A lei de zoneamento de 2014 trouxe uma visão de maior integração urbana ao estimular os projetos de uso misto, que dialogam mais com a cidade. Os residenciais só têm a ganhar com isso, pois em sua maioria são projetos que estimulam a circulação de pessoas, promovendo mais segurança ao empreendimento.” – Grazzieli Gomes Rocha – aflalo/gasperini arquitetos
Em 2022, o aflalo/gasperini arquitetos alcança a marca de 60 anos desde sua fundação. O escritório comemora sua longevidade com inovações em conceito, design e urbanismo, focando no uso humano de sua arquitetura e buscando atender necessidades que se desenham para cidades e pessoas. Desenvolvendo projetos que aliam design à funcionalidade, inovações tecnológicas e sustentabilidade, possui 34 projetos com certificação LEED, responsável por 25% da área construída com esta certificação na cidade de São Paulo.
Chapas metálicas na cor amadeirada protegem os pilares no térreo e o mesmo tom de marrom marca a pintura das lajes nos andares.
Apartamentos em alturas diferentes trazem diversidade para a fachada. O conjunto de edifícios recebeu o Prêmio Master Imobiliário, na categoria Empreendimento Residencial. A fachada é marcada por um jogo de caixas revestidas com massa e pintura nas cores branca e cinza, criando um dinamismo que marca a identidade do projeto.
Arte na arquitetura: escultura dos Irmãos Campana garante forte identidade ao edifício e busca a democratização do acesso a esta forma de cultura.
Por Redação
Imagens: Ana Mello