be fed e afdca Easy Resize com

SketchUp, muito além da maquete eletrônica

Software de desenvolvimento de projetos em 3D tem funcionalidades que até os usuários mais avançados deixam de aproveitar por desconhecimento.

 

O professor Henrique Barsa, arquiteto na Gabster (uma das distribuidoras do Trimble SketchUp no Brasil) e autoridade no assunto, menciona que comumente os recursos mais utilizados no SketchUp são relacionados ao desenho e modelagem propriamente ditos, sendo que o software é robusto o bastante para atender às necessidades de todas as etapas do projeto: esboço, estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal ou projeto de aprovação e projeto executivo.

O LayOut é um recurso do SketchUp Pro que permite converter o modelo 3D em um desenho técnico, em pranchas com todas as características necessárias para documentação do projeto. Ainda melhor que outras ferramentas do tipo, o LayOut permite a interação com o modelo durante a apresentação da documentação, sendo possível orbitar, aplicar panorâmica, zoom e outras ferramentas, da mesma forma que na área de desenho.

De acordo com o professor, o LayOut e a ferramenta de Gerar Relatório do SketchUp, que gera planilhas de informações com base nos objetos dos modelos, funcionam muito bem juntos para trazer o projeto à realidade da construção.  “É um recurso muito útil para criar listas contendo a quantidade de materiais e as estimativas, bem como exportar dados técnicos. Por exemplo, cada coluna em um relatório corresponde a um atributo dos objetos do modelo. Já as linhas do relatório são os valores dos atributos. Outra funcionalidade é a emissão de relatórios complexos diretamente do SketchUp usando os recursos Group By e Aggregate”, aponta.

Outra vantagem do software são as bibliotecas de modelos do 3D Warehouse, que são nativas do SketchUp e trazem rapidez e praticidade na hora de projetar, poupando tempo de arquitetos e arquitetas no dia a dia de projeto.

“O SketchUp é um programa fluido que dá liberdade para criar livremente. Essa rapidez e facilidade faz com que seja bastante utilizado em outras áreas além da construção, como design de produto, cenografia, cinema, marcenaria etc” – Professor Henrique Barsa, arquiteto na Gabster

be fed e afdca Easy Resize com

 

Os plugins são outra possibilidade de expandir o poder do programa e agregar novas funcionalidades. Com eles, o software pode ser personalizado de acordo com as necessidades do usuário. O uso correto desses recursos gera um alto ganho de produtividade.

O gerente regional de vendas da Trimble para o SketchUp, Edgar Takano, destaca dois pontos importantes. Comercialmente, o SketchUp possui um papel disruptivo no mercado, ele entrega as funcionalidades na medida certa para cada profissional realizar seus projetos com agilidade e facilidade. Tendo eliminado complexidades, isso reflete em um produto com preço acessível e extremamente competitivo. “A Trimble tem foco no cliente, ele está no centro de tudo que fazemos”, salienta.

O segundo ponto que Takano ressalta é a facilidade para formação de profissionais especializados em SketchUp. “É muito mais rápido treinar alguém no SketchUp que nos outros softwares do mercado da construção. E todos sabemos que treinamento é apenas um dos diversos custos ocultos de uma implantação BIM. Podemos comprovar, para cada caso específico, que com SketchUp é possível entregar um projeto completo, do escopo à documentação para obra, ganhando a confiança do seu cliente final, por um valor acessível”, observa.

O software SketchUp foi desenvolvido com o objetivo de facilitar e aperfeiçoar o fluxo de trabalho dos milhares de usuários da ferramenta em todo o mundo. Em seu canal SketchUp Brasil no YouTube, estão disponíveis gratuitamente diversas playlists de tutoriais para todos os níveis de conhecimento.

 

Sobre o SketchUp

Pertencente a Trimble desde 2012, o SketchUp tornou-se uma das ferramentas de modelagem 3D mais populares do mundo. É usado por milhões de pessoas, sendo majoritariamente arquitetos, empresas de engenharia, construção e designers profissionais. Para mais informações, acesse: https://www.sketchup.com/pt-BR

 

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest