Elaborada para Escola Politécnica da USP, a iniciativa utilizou o uso do software SketchUp para projetos que buscam economia no uso de energia e aproveitamento da luz natural.
O Superlimão, um dos principais escritórios de arquitetura do Brasil, vem se destacando no mercado graças à sua abordagem única e personalizada que combina o que costumam chamar de arquitetura sob medida com a inovação e tecnologia de ponta. Com clientes de peso como Microsoft e Google, o escritório conquista seu espaço ao desenvolver projetos únicos, como a adequação do prédio da antiga Biblioteca da Engenharia em uma área de apoio para os estudantes da Escola Politécnica da USP. O projeto visava resgatar características originais do prédio, valorizando a ventilação, iluminação natural e diminuindo a dependência do uso de aparelhos de ar-condicionado.
Para o desenvolvimento completo da proposta, foi utilizado o software Layout do SketchUp tanto para o conceito, quanto para algumas partes das fases do executivo e detalhamentos do projeto. Para incorporar todas as funcionalidades que o SketchUp entrega com a sua assinatura, o Superlimão optou por utilizar a base metodológica da Gabster, plataforma de tecnologia que distribui oficialmente o SketchUp no Brasil e desenvolve métodos de trabalho e capacitação para escritórios de arquitetura no país.
Para Lula Gouveia, sócio do Superlimão, o correto uso do software aliado a uma metodologia, foi o principal retorno obtido pela parceria, pois estudos como esse costumam ser demorados e, frequentemente, devem ser feitos in loco ao longo de todo o ano para conseguir obter a projeção de variação da posição solar. “O ganho de produtividade foi muito positivo, economizamos tempo e otimizamos no projeto o uso de luz natural, diminuindo o gasto energético e a instalação de equipamentos”, afirma o arquiteto.
Cleandro Nilson é CEO da Gabster e explica que é necessário aprender o método de trabalho correto para permitir que as atividades da equipe fluam de maneira contínua por todo o time, que no caso do Superlimão, envolvia mais de 40 profissionais. “Por conceito, o SketchUp é uma ferramenta intuitiva, fácil de utilizar e que permite todo o nível de detalhamento necessário. Contudo, ter apenas o software instalado não garante o alcance do resultado desejado”, argumenta.
Outro destaque na parceria foi a disposição de ambas as empresas em investir juntas no projeto, como um piloto, para validar a funcionalidade. “Mais do que falar em resultados positivos, falamos da jornada. Não é comum uma empresa de software se disponibilizar em fazer um taylor-made junto a um escritório de arquitetura, mas a Gabster esteve conosco durante todo o processo, realizando reuniões semanais junto à equipe para tirar dúvidas, escutar as sugestões de modelagem e organização de arquivos”, destaca Antonio Figueira de Melo, sócio do Superlimão.
Para Cleandro, o foco da plataforma é justamente atuar junto ao usuário do SketchUp para que ele consiga extrair da ferramenta toda a sua potencialidade. “O SketchUp é o software mais utilizado no mundo para elaboração de projetos em 3D e a grande quantidade de informações que ele carrega se tornam um ativo importante a partir do uso que se faz. Então, o que nos propomos é a estar junto do arquiteto, garantindo que ele esteja de fato usufruindo de todos os recursos e benefícios que a tecnologia pode oferecer em termos de facilidade, assertividade e economia de tempo. Desta forma, ganham os profissionais de arquitetura e seus clientes”, conclui o executivo.