Inovação, sustentabilidade e versatilidade guiam o projeto do escritório, também responsável pela exposição Reflexos
Recepcionando os visitantes logo na entrada do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Superlimão, conhecido por sua abordagem inovadora e multidisciplinar, marca sua estreia na SP–Arte com a transformação da fachada em uma instalação icônica, em comemoração aos 20 anos da feira.
Inspirado pela necessidade de criar uma proteção dinâmica e funcional para a entrada da feira, o escritório concebeu uma instalação que vai muito além de sua função primária, não apenas oferecendo sombra e abrigo, mas também se tornando uma peça de arte em si. Cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência visual única, o design da fachada apresenta uma trama que se dissolve em aberturas estratégicas, permitindo aos espectadores vislumbres do Parque Ibirapuera. Assim como Niemeyer é conhecido por suas estruturas fluidas e formas orgânicas, a trama apresenta uma sensação de fluidez e movimento. Para criar uma ordem mais agradável aos olhos e estética harmoniosa, suas larguras seguem uma sequência de Fibonacci.
A escolha das cores – branco, vermelho e preto – faz uma alusão às cores da bandeira paulista, além de ser uma reverência às obras icônicas da cidade, como o próprio Auditório do Ibirapuera, que apresenta a escultura do Tomie Ohtake em vermelho.
Soluções sustentáveis foram implementadas visando dinamismo e praticidade. O uso de material reciclado e reciclável estende o ciclo de vida dos materiais, permitindo sua reutilização futura ou transformação em novos elementos, evitando que se tornem resíduos. O sistema de instalação é simples, possibilitando rápida montagem e desmontagem em poucos dias. Para a fachada, o equivalente a 31.500 garrafas foi reaproveitado. Além de sustentável, o material é super durável, resistindo às intempéries e à incidência do sol.
A execução fachada da SP-Arte 2024
Em uma parceria com o Superlimão, a Trisoft realizou a instalação na fachada do Pavilhão da Bienal à convite do escritório. “Quando o Superlimão recebeu esse pedido, imediatamente nos consultaram e, com o nosso retorno positivo, iniciou-se essa parceria que nos deixou extasiados. Ficamos muito entusiasmados com essa participação da Trisoft na SP-Arte e por essa oportunidade única de vestir esse prédio que é um ícone da arquitetura modernista brasileira”, celebra Mauricio Cohab, CEO da Trisoft.
Para essa realização, a Trisoft investiu na versatilidade e variedade de seus produtos advindos da sua tecnologia que utiliza material PET sem a utilização de água em sua produção. Como resultado, o mercado conta com soluções competitivas, de excelente qualidade e com características sustentáveis. “Essa dinâmica de ressignificar os elementos e conceder novas aplicações faz parte da essência de nossa empresa que enxergou no PET uma aplicabilidade até então nunca visualizada pelo mercado, para projetos realizados por profissionais da arte, arquitetura, design de interiores, acústica e construção”, diz o CEO da empresa que, até a contagem apurada em dezembro de 2023 já retirou 5.5 bilhões de garrafas do meio ambiente.
Na grande e maleável trama composta por 31,5 mil PETs, a produção da Trisoft executou uma arte em formato de faixas que, além da referência a São Paulo, também se aprofunda e homenageia a cultura e a história brasileira. “Certamente impactou nossa cidade durante o período da SP-Arte, possibilitando a apreciação do belo a todos que vivem e circulam por São Paulo”, enfatiza Cohab.
Exposição Reflexos
Além de assinar o projeto da fachada, o Superlimão apresenta a exposição Reflexos, que explora através da luz uma reflexão da existência humana. A luz oferece um retrato instantâneo e sincronizado de um momento e uma realidade, que podem ser manipulados e ajustados conforme necessário. Essa mesma luz, ao repetir instantes e formas complementares, cria um retrato do presente e uma visão do futuro.
A exposição convida os visitantes a contemplar sua própria relevância no universo através de esculturas luminosas conceituais. Por meio da luz, busca-se revelar como o meio e o tempo moldam a identidade e o destino de cada um, reconhecendo que cada indivíduo reflete a luz de maneira única.
Na concepção do estande, optou-se por uma volumetria não convencional, aproveitando ao máximo os materiais disponíveis em termos de estrutura e acústica. A necessidade de gerenciar a iluminação nos levou à solução de implementar cúpulas que permitissem um controle preciso da entrada de luz, garantindo que a intensidade luminosa não interferisse nas diferentes peças expostas. Cada disposição do estande foi meticulosamente planejada para integrar uma cúpula, resultando em uma solução baseada em estruturas geodésicas.
A Trisoft, além da manifestação artística do lado de fora do Pavilhão da Bienal, também marca presença no estande do escritório na parte interna do evento. Para promover experiências sensoriais e lúdicas, os iglus, com suas formas construídas pelos materiais fabricados com material PET, serão realçados por uma combinação de luzes e formas que se traduzirão em um ponto de reflexão sobre as belezas da vida. O uso de painéis de PET modular ofereceu uma solução leve, prática e eficiente. A forma geodésica em si é reconhecida por sua eficiência estrutural na natureza, e ao ser totalmente construída com PET – mais especificamente 9016 garrafas -, sua estrutura é autoportante, eliminando a necessidade de revestimentos adicionais.
Além do controle de iluminação, o estande proporciona um eficiente controle acústico. A sensação de envolver os visitantes e transportá-los para um ambiente distinto na feira é alcançada por meio dessas estruturas, permitindo uma percepção focada das peças em exposição. Esta abordagem não apenas destaca as qualidades acústicas do material, mas também facilita a montagem e desmontagem do estande, o qual é pré-fabricado e pode ser reutilizado.
Entre as peças da exposição, destacam-se a “Testemunha”, um meteorito que simboliza a conexão humana com o cosmos, a “Sombra”, que representa o presente em constante transformação, e o “Bando”, uma animação visual que celebra a união e a colaboração.
Imagens: Divulgação Trisoft