Um convite ao repouso do olhar, espaços amplos, abertos e de pouca informação visual criam estética cleam
Um ambicioso projeto de reforma, capitaneado pelo arquiteto Guilherme Torres, reconfigurou todos os espaços e trouxe a construção de uma casa, possivelmente erguida do final dos anos 50, para os dias atuais. Com 1226m² de área construída e localizada em São Paulo, os clientes pretendiam uma residência extremamente luminosa, com o maior número de aberturas possíveis e uso de materiais que refletissem a luz natural.
Durante a fase inicial de demolição, constatou-se que muitas estruturas estavam precárias, o que acabou gerando um projeto estrutural completamente novo, assim como todas as outras instalações, que foram refeitas do zero. Alguns pontos de distribuição da casa foram mantidos, como garagem e serviços na frente, assim como a posição de escada. Outros foram completamente reconfigurados, como o living, que agora se descortina completamente para os fundos do terreno, onde foram reposicionados a piscina e a área de lazer.
“O nosso objetivo é ir além dos conceitos de arquitetura e design pelos quais são compreendidos hoje e romper paradigmas, imprimindo um jogo visual forte e ousado.” – Guilherme Torres
A casa acabou ganhando um rooftop de cerca de 150m2, que foi completamente destinado como um espaço de lazer para os três filhos. O mobiliário infantil, que inclui além de armários, escorredor com piscina de bolinas, palco, paredes de escalada, pista de corrida, “lojinha” e “cozinha” foi todo desenvolvido pelos arquitetos do Studio Guilherme Torres, em parceria com os clientes.
Para trazer luminosidade, optou-se por materiais que refletissem a luz natural, como o mármore branco Paraná aplicado em todo o piso térreo, da Mont Blanc. O sofá é design Guilherme Torres para Nos Furniture. Poltronas são de Oscar Niemeyer e quadros de Yuri Seródio.
Com o maior número de aberturas possíveis, explorou-se o uso de caixilhos de alumínio, vidros minimalistas da VidroART e algumas paredes em Travertino bruto, material eleito para toda a área externa, inclusive como revestimento da piscina. O piso é em mármore branco Paraná e a lareira é Construflama. Paisagismo é de Alex Hanazaki.
Além do Travertino bruto escolhido para algumas paredes, portas pivotantes e outras paredes que ocultam aberturas e armários foram revestidos em Accoya, uma espécie de pinus escandinavo extremamente resistente e que possui uma tonalidade naturalmente acizentada, pela Core BR. O banco é de Oscar Niemeyer.
O projeto possui várias soluções em Corian, uma combinação de resinas minerais de alta qualidade, higiênica, resistente e durável, pela Studio Vitty, trazendo versatilidade e elegância ao ambiente. Metais são Mekal.
Rooftop elaborado para os três filhos: espaço destinado à brincadeiras, desenvolvido pelos arquitetos do Studio em parceria com a cliente.
Por Redação
Imagens: MCA estúdio