unnamed T Easy Resize com

Tema da CASACOR 2025 propõe que habitantes das cidades se apaixonem pelo futuro

Tema da CASACOR 2025, que terá sua 38ª edição no Parque da Água Branca, se apoia em três pilares: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes.

 

‘Semear Sonhos’ é a proposta criativa para 2025 da CASACOR, maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O tema, definido pela equipe curatorial após estudo de cenários e tendências, foi apresentado nesta terça-feira (5) no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, durante o Eixos CASACOR, evento anual que destaca o futuro da arquitetura e do design, apresentando novas perspectivas de mercado para a comunidade de arquitetos e patrocinadores.

O tema foi revelado junto a uma exploração visionária conduzida pelo arquiteto e designer Marko Brajovic, especialista em biomimética – área da ciência que estuda a natureza para criar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios da humanidade. André Secchin, CEO da CASACOR, conta que há uma convergência muito forte entre o conteúdo apresentado por Brajovic e o tema da mostra no próximo ano: “Todo ano, reunimos a comunidade de arquitetos e o setor para anunciar o tema da próxima edição. Eixos CASACOR vem com um propósito renovado, reafirmando nosso compromisso de estar sintonizados com as questões contemporâneas que impactam o mercado. Ao convidar especialistas multidisciplinares como Marko Brajovic, criamos um espaço para o surgimento de novas ideias e soluções inovadoras, traçando um caminho de transformação para o futuro”.

A apresentação do Atelier Marko Brajovic, intitulada ‘Cidade-Floresta’, serviu como introdução para as reflexões que a CASACOR quer pautar no próximo ano e para reafirmar seu compromisso de estar em sintonia com as questões contemporâneas que impactam o mercado. A marca anunciou também outras novidades, como sua expansão para a Costa Rica, na América Central, um novo site totalmente reestruturado e focado na experiência do usuário, além da data da mostra paulistana, principal evento do calendário, que ocorrerá de 20 de maio a 27 de julho.

 

dda cb f aed cdef x Easy Resize com
Marko Brajovic conduzindo sua exploração visionária sobre cenários urbanos imaginados e transformados em realidade através da biomimética. Fotografia: Adriana Barbosa.

 

“As coisas não acontecem se não puderem ser imaginadas”, afirma Marko Brajovic ao falar sobre uma de suas recentes provocações, na qual apresenta uma imagem da Marginal do Rio Pinheiros, em São Paulo, transformada em área coletiva e habitada por diversas espécies, com água própria para banho, em meio a uma vegetação tropical, funcionando como uma floresta alimentar urbana.

“Sofremos de incapacidade de visualizar futuros possíveis. Quando apresento esse tipo de imagem, quero reativar essa habilidade”. Com esse e outros projetos inspiradores de arquitetura e design de experiências, Marko Brajovic traz reflexões sobre a espinha dorsal do tema da CASACOR 2025, ‘Semear Sonhos’. Ele deixa claro que não temos respostas, mas boas perguntas sobre como o ser humano pode usar sua capacidade de antecipação e adaptabilidade para viver coletivamente num planeta que já enfrenta os impactos das mudanças climáticas.

“Os habitantes da cidade precisam se apaixonar pelo futuro, e essa paixão tem que transcender a lógica mercantil que define o que é possível e impossível. Sonhos que sonhamos juntos viram realidade intersubjetiva, compartilhada. Na natureza, o que garante a sobrevivência é a cooperação, as relações solidárias entre todos os seres, humanos e não humanos. Precisamos nos apropriar dos nossos parques, ter empatia por eles, criar uma relação de identidade e cuidado. Se os habitantes se reconhecerem ali, será possível, a partir desses lugares, imaginar cidades”. – Marko Brajovic

 

ed fabf aa ed ca x Easy Resize com
São Paulo 2050: Marginal do Rio Pinheiros imaginada como área coletiva e multiespécie. Imagem: Atelier Marko Brajovic.

 

Eixos CASACOR contou também com a apresentação da cravista Ana Cecília Tavares, vencedora do VI Prêmio Eldorado de Música em São Paulo. Reconhecida concertista brasileira, ela é mestre em cravo – instrumento de teclado com formato semelhante ao do piano de cauda antigo, com som produzido através de martinetes que beliscam as cordas – e tem no currículo um disco solo com obras de Marchand e Bach pelo selo Eldorado, dois álbuns com o Grupo Estúdio Barroco, sendo o mais recente, Damas Virtuosas, dedicado a compositoras dos Século XVII e XVIII. Lançou também A Arte da Fuga de J.S. Bach, em versão para dois cravos, com o cravista Marcelo Fagerlande, além de Originais e Transcrições.

 

CASACOR São Paulo no Parque da Água Branca

Com essa visão de futuro como guia, a CASACOR São Paulo terá sua 38ª edição no Parque da Água Branca, um espaço verde urbano de grande importância histórica e cultural, conhecido por seus 137 mil metros quadrados de remanescentes preservados da Mata Atlântica. Inaugurado em 1929 e protegido pelo patrimônio, é um refúgio natural essencial dentro da cidade, oferecendo uma rara combinação de natureza e história.

“Encontramos o local perfeito para falar de futuros possíveis, com a conexão entre a vida urbana e o ambiente natural. Ao ocupar esse espaço, a CASACOR busca reimaginar e ativar o potencial do parque, destacando a importância de integrar áreas verdes no desenvolvimento urbano, promovendo a regeneração cultural, ambiental e social” – André Secchin, CEO da CASACOR. 

A CASACOR São Paulo 2025 acontece no Parque da Água Branca (Rua Dona Ana Pimentel, 40), de 20 de maio a 27 de julho, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e do Governo do Estado de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este post