Desenvolvido na Espanha, projeto controla a temperatura, reduz a poluição e traz o verde de volta aos centros urbanos.
Uma startup espanhola encontrou uma solução para ajudar a aliviar o calor em centros urbanos. A solução é antiga, mas muito eficiente: a natureza. A ideia é desligar o ar-condicionado e investir em toldos cobertos por vegetação que se estendem entre construções em locais onde não é possível plantar árvores – outra solução baseada na natureza capaz de frear as altas temperaturas.
A SingularGreen é uma startup de arquitetos e engenheiros especializada em Soluções Baseadas na Natureza e desenvolveu um sistema que traz o verde de volta a espaços públicos e privados. Além do conforto térmico, os toldos mudam para melhor o visual de áreas urbanizadas e ajudam a restaurar a biodiversidade, atraindo polinizadores e pássaros. Batizado de Green Shades, este sistema garante sombra e qualidade de vida. A startup estima que as ruas com os toldos tenham uma queda de temperatura de cerca de 2°C.
A solução é especialmente importante para ruas estreitas, vielas e áreas tomadas pelo concreto, onde jardins e árvores teriam dificuldade de prosperar. Os toldos, além de abrigar uma grande variedade de plantas, ajudando a colorir o alto das cidades e promovendo a biodiversidade, protege pedestres do sol quente e da chuva.
Entre os benefícios também está a melhoria na qualidade do ar, já que as plantas filtram CO2 e NOX, liberando oxigênio por meio da fotossíntese. Segundo os fabricantes, 1m² de superfície vegetal gera o oxigênio que uma pessoa precisa por ano. A poluição sonora também é amenizada por meio da absorção das ondas pelo substrato e do reflexo da vegetação.
Para que os toldos se tornem ainda mais ecológicos, um sistema de recuperação do excesso de água na irrigação foi projetado, ajudando a poupar este precioso recurso natural. Este mecanismo garante que as redes usem a menor quantidade possível de água, que passa por uma viga central de alumínio que percorre a rua. Cada toldo verde é dotado de dois tubos que gotejam a água e constituem os terminais de instalação de rega. A água pode circular diversas verdes entre os toldos, sendo aproveitada ao máximo.
Os toldos foram apresentados pela primeira vez no Projeto Urban GreenUp, uma iniciativa que reuniu 25 parceiros de 9 nacionalidades diferentes com o objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, melhorar a qualidade do ar e a gestão da água, bem como aumentar a sustentabilidade nas cidades.
As velas vegetais são compostas por um toldo têxtil de quatro metros de cada lado em forma triangular, semeado com espécies expressamente selecionadas para o clima de Valladolid. Os toldos são suportados por um sistema de cabos de tensão e placas de aço inoxidável. Essas placas são ancoradas em cada uma das fachadas e têm suportes com ancoragens reguláveis, para que os toldos possam se adaptar a diferentes cenários. Além disso, foi elaborado um protocolo junto aos bombeiros para fácil desmontagem em caso de emergência.
Fonte: Ugreen
Imagens: Divulgação