Foto SingularGreen ()

Toldos Vegetais: maior biodiversidade para cidades

Desenvolvido na Espanha, projeto controla a temperatura, reduz a poluição e traz o verde de volta aos centros urbanos. 

 

Uma startup espanhola encontrou uma solução para ajudar a aliviar o calor em centros urbanos. A solução é antiga, mas muito eficiente: a natureza. A ideia é desligar o ar-condicionado e investir em toldos cobertos por vegetação que se estendem entre construções em locais onde não é possível plantar árvores – outra solução baseada na natureza capaz de frear as altas temperaturas.

A SingularGreen é uma startup de arquitetos e engenheiros especializada em Soluções Baseadas na Natureza e desenvolveu um sistema que traz o verde de volta a espaços públicos e privados. Além do conforto térmico, os toldos mudam para melhor o visual de áreas urbanizadas e ajudam a restaurar a biodiversidade, atraindo polinizadores e pássaros. Batizado de Green Shades, este sistema garante sombra e qualidade de vida. A startup estima que as ruas com os toldos tenham uma queda de temperatura de cerca de 2°C.

 

Foto SingularGreen ()

 

A solução é especialmente importante para ruas estreitas, vielas e áreas tomadas pelo concreto, onde jardins e árvores teriam dificuldade de prosperar. Os toldos, além de abrigar uma grande variedade de plantas, ajudando a colorir o alto das cidades e promovendo a biodiversidade, protege pedestres do sol quente e da chuva.

Entre os benefícios também está a melhoria na qualidade do ar, já que as plantas filtram CO2 e NOX, liberando oxigênio por meio da fotossíntese. Segundo os fabricantes, 1m² de superfície vegetal gera o oxigênio que uma pessoa precisa por ano. A poluição sonora também é amenizada por meio da absorção das ondas pelo substrato e do reflexo da vegetação.

 

Foto SingularGreen ()

 

Para que os toldos se tornem ainda mais ecológicos, um sistema de recuperação do excesso de água na irrigação foi projetado, ajudando a poupar este precioso recurso natural. Este mecanismo garante que as redes usem a menor quantidade possível de água, que passa por uma viga central de alumínio que percorre a rua. Cada toldo verde é dotado de dois tubos que gotejam a água e constituem os terminais de instalação de rega. A água pode circular diversas verdes entre os toldos, sendo aproveitada ao máximo.

Os toldos foram apresentados pela primeira vez no Projeto Urban GreenUp, uma iniciativa que reuniu 25 parceiros de 9 nacionalidades diferentes com o objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, melhorar a qualidade do ar e a gestão da água, bem como aumentar a sustentabilidade nas cidades.

 

Foto SingularGreen

Foto Singular Green ()

 

As velas vegetais são compostas por um toldo têxtil de quatro metros de cada lado em forma triangular, semeado com espécies expressamente selecionadas para o clima de Valladolid. Os toldos são suportados por um sistema de cabos de tensão e placas de aço inoxidável. Essas placas são ancoradas em cada uma das fachadas e têm suportes com ancoragens reguláveis, para que os toldos possam se adaptar a diferentes cenários. Além disso, foi elaborado um protocolo junto aos bombeiros para fácil desmontagem em caso de emergência.

 

Imagens SingularGreen

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ugreen
Imagens: Divulgação

Compartilhe este post