Empresa participa há quase 30 anos deste que é o principal evento para a marca no exterior.
Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, um dos mais relevantes eventos de decoração do mundo está de volta. A feira Ambiente reúne lojistas, fabricantes e compradores das áreas de decoração, mesa posta e bens de consumo, em Frankfurt, na Alemanha. Em estande de 330m² que contará também com uma faca gigante – um dos ícones da marca -, a Tramontina neste ano amplia participação, em termos de espaço e mix de produtos. “Já somos presença confirmada há 29 anos e essa é a principal feira para nossa marca no exterior. Em 2023, as expectativas são ainda maiores, tanto pela retomada pós pandemia, quanto pelas novidades que temos para apresentar”, afirma Marcos Grespan, Diretor Comercial da Tramontina. A feira é organizada pela Messe Frankfurt, empresa estatal responsável por quase 200 feiras de diversos segmentos.
Esta é a primeira vez que a marca recebe, da equipe organizadora da feira, selo Ethical Style. O programa destaca expositores que oferecem produtos com produção social e ecologicamente responsável. As empresas que são aceitas neste programa recebem uma etiqueta correspondente em seus estandes e em seu perfil de expositor, tornando mais fácil aos visitantes encontrarem expositores com foco em produtos sustentáveis, de maneira mais direcionada.
Entre os destaques da participação estão o GURU, cooktop conectado que ensina a cozinhar e o primeiro produto da Tramontina que usa a Internet das Coisas (IoT); a nova linha de porcelana que marca a entrada da empresa neste segmento; e a linha Lyf, mais recente lançamento em panelas, facas e talheres, produzidos com matéria-prima reciclada, ou seja, a partir da reutilização de resíduos industriais como plástico e alumínio. Além desses, lixeiras de aço inox e plástico, tábuas de madeira e carrinhos para churrasco, facas e utensílios de churrasco, churrasqueiras, facas de sushi e equipamentos e utensílios das linhas de chá e café, incluindo bules e garrafas térmicas, também estarão em evidência no estande. A marca prepara diferentes ativações de produtos durante os cinco dias de feira, como o preparo de receitas no GURU conduzido pelo chef gaúcho Vico Crocco e demonstrações da linha churrasco pelo churrasqueiro Adriano Gabriel.
Nesta edição, que tem como foco a sustentabilidade, a empresa brasileira seguirá o conceito ao reforçar a união das iniciativas de gestão ambiental para transformar processos produtivos e ciclos de vida de seus produtos e embalagens. Este pilar que sempre foi norteador de operação e se efetivou ainda mais com o projeto Tramontina Transforma, contribui para a evolução do negócio agregando práticas sustentáveis e inovação. A marca vem investindo cada vez mais em tecnologia e conhecimento humano para desenvolver produtos e embalagens mais duráveis, além de uma operação mais ecoeficiente e circular no uso de recursos naturais, matérias-primas e insumos, reduzindo o impacto sobre o meio ambiente e minimizando as emissões de gases de efeito estufa no processo produtivo. Além disso, este ano, por exemplo, passou a disponibilizar Ecopontos no Brasil para logística reversa de panelas, formas, frigideiras, fervedores e assadeiras, que posteriormente poderão ser reciclados e transformados em outros produtos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Tramontina e a cleantech Trashin, responsável pela gestão e operação de logística reversa.
Mudanças no processo adotado em 2021 também permitiram que algumas unidades reduzissem mais de 12,8 toneladas de plástico em suas embalagens. Em algumas, foi possível substituir o isopor pelo papelão, material de fonte renovável e de maior interesse da cadeia de reciclagem, além da substituição do Blister pelo Flowpack – embalagem do tipo envelopamento -, ambas com geração de impactos extremamente positivos, evitando que, aproximadamente, 65,5 mil litros de isopor e cerca de 7 toneladas de plástico fossem inseridas no mercado. Uma das unidades passou a utilizar o plástico 90% reciclável em embalagens de cubas, pias e tanques, evitando o uso do plástico 100% virgem. Em 2022 a empresa estima reciclar cerca de 100 mil kg de plástico com essa iniciativa.
Hoje, a Tramontina mantém 2.900 hectares de Áreas Preservadas com vegetação arbórea, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal e Matas Nativas Preservadas, além de 3.377 hectares de áreas plantadas – chamadas florestas de produção, com uma base sólida e renovável, para fornecer madeiras para utilização nas fábricas. A empresa investe em tecnologias limpas para reduzir e controlar a geração de resíduos sólidos, líquidos e emissões atmosféricas.
Imagens: Divulgação