Conheça Assemblage: arquitetura em estado de objeto marca coleção da Breton assinada pela Triptyque
A Breton, referência no mobiliário autoral brasileiro, lança a coleção Assemblage, desenvolvida em parceria com o prestigiado escritório Triptyque Architecture — coletivo franco-brasileiro que desafia convenções e redesenha fronteiras da arquitetura contemporânea entre São Paulo e Paris. No ano em que celebra 25 anos de trajetória, a Triptyque Architecture marca esse momento com um novo e significativo passo: o lançamento de sua primeira coleção de mobiliário — que traduz para o design a mesma ousadia e poética construtiva que definem a história do escritório.
O nome da coleção, Assemblage — de origem francesa — remete à técnica artística tridimensional de reunir e combinar elementos diversos para dar forma a uma nova obra. Inspirada por esse conceito, a linha foi desenvolvida em madeira e idealizada como um exercício de arquitetura: peças que ultrapassam a função utilitária para se afirmarem como manifesto. Miniaturas palpáveis que introduzem no cotidiano a poesia dos balanços e vãos da arquitetura moderna.
“Esta coleção de mobiliário foi concebida como uma exploração construtiva. Cada peça questiona as lógicas de apoio e de vão da madeira, em diálogo direto com a história das grandes estruturas modernas. Inspirada pelas arquiteturas de grandes vãos – o balanço, o “Vão”, a megaestrutura, a grelha estrutural – a linha de móveis transpõe essas figuras para uma escala doméstica, reinventando-as num jogo sutil entre equilíbrio e tensão” – Guillaume Sibaud e Olivier Raffaëllisócios daTriptyque.

A Triptyque, reconhecida internacionalmente por sua capacidade de revelar a estrutura e transformar rigor técnico em expressão estética, imprime na linha uma assinatura inconfundível junto com a expertise da Breton. Marca que há décadas eleva o design brasileiro com ousadia e sofisticação e reafirma com essa parceria que arquitetura e mobiliário podem se fundir em uma mesma linguagem, abrindo espaço para imaginar novos futuros da habitação contemporânea.
“A parceria com a Triptyque marca um encontro de visões. A Breton sempre buscou colaborar com nomes que desafiam o óbvio, e a Triptyque faz isso com maestria há 25 anos, traduzindo arquitetura em arte e emoção. A coleção Assemblage reflete exatamente essa sinergia: um diálogo entre o rigor construtivo e a liberdade criativa, entre o design autoral e a expressão poética que conecta Brasil e França.” – Daniel Pegoraro, Diretor de Estilo, Imagem e Produto da Breton.
Assim como em suas obras urbanas, aqui o móvel se torna mais do que utilitário: é encenação arquitetônica, uma maquete tangível de mundos possíveis. Uma coleção que representa arquitetura em estado de objeto.


