Imagens SITE Easy Resize com

Universitários desenvolvem jogo virtual ambientado em ícones da arquitetura moderna brasileira

Game levará os jogadores para uma jornada por dentro da história e dos edifícios do Museu de Arte Moderna (MAM), do Museu do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e do Monumento aos Pracinhas

 

Imagine jogar um game ambientado nas principais obras arquitetônicas do país e ainda saber todos os detalhes construtivos de forma lúdica e divertida? Essa é a proposta do primeiro jogo virtual do mundo voltado para o ensino da arquitetura – O Espírito da Arquitetura. A ideia foi do professor Carlos Murdoch que coordena o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Ele também orientou a pesquisa histórica, a projeção das maquetes e toda a programação para criação do game realizada pelos alunos.

Com lançamento previsto para este mês, o piloto foi apresentado no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o UIA 2021, que este ano, em função da pandemia da Covid-19, está sendo realizado virtualmente. O jogo possibilita uma verdadeira imersão nas obras, por meio de papos com grandes nomes da arquitetura (personificados como ectoplasma) que darão as informações necessárias para que o jogador possa avançar para as próximas fases.

Inicialmente a ambientação englobará três ícones da arquitetura moderna no Rio de Janeiro: o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Monumento aos Pracinhas. Contudo, o objetivo é incorporar ao software as principais obras do país e do mundo ao longo do tempo.

 

“O primeiro cenário é o MAM, um marco da arquitetura mundial que abriga uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea na América Latina. Ou seja, ao mesmo tempo que joga e se diverte, as pessoas têm acesso à um acervo importante” – Carlos Murdoch

 

Segundo uma pesquisa da Brasil Game Show de 2020, cerca de 40% da população brasileira tem o hábito de jogar videogame. “Colocar essa ferramenta como parte do aprendizado torna o assunto mais atraente, desafiador, interessante e dinâmico. É uma porta de entrada para acessar outros novos níveis de absorção do conhecimento”, ressalta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: UVA
Imagem: Divulgação

 

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest