primeirolugarosaka x

Vencedores: Concurso Expo Osaka Pavilhão do Brasil

Anunciados os projetos vencedores que visa a construção do Pavilhão do Brasil na próxima edição da Exposição Universal, em Osaka, no Japão.

 

Em cerimônia virtual organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, foram anunciados os projetos vencedores do Concurso Expo Osaka, que visa à construção do Pavilhão do Brasil na próxima edição da Exposição Universal, a ser realizada de 13 de abril a 13 de outubro de 2025 em Osaka, no Japão. O concurso foi promovido pela ApexBrasil em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e coordenação do Departamento do IAB no Distrito Federal.

 

PRIMEIRO LUGAR

O grande vencedor foi o projeto do arquiteto e urbanista Marcio Kogan, dos escritórios Studio Mk27 e Magnetoscópio, de São Paulo (SP), que receberá a premiação no valor de R$ 120.000,00, além da contratação que tem valor total de R$ 11.467.985,22. De acordo com a comissão julgadora o primeiro lugar do concurso apresentou uma proposta experimental, com uma temática de grande interesse e atualidade, uma agenda importante dentro das propostas ecológicas para o futuro do Brasil e do planeta, e com grande capacidade de atração de público ao combinar questões ambientais, ciência e tecnologia. A edificação tem partido simples, claro e marcante, com circulação por rampas, adequada a receber grandes fluxos de público, e com soluções atraentes para a espera em filas.

Os jurados ainda destacaram a estrutura do projeto favorece a redução do tempo de construção, dos custos de aquisição dos materiais e da montagem desmontagem nos prazos previstos, além dos espaços expositivos que permitem uma variedade de conteúdos visuais, sonoros e táteis, de qualidade lúdica, adequados ao propósito do evento.

 

 

 

Autores
Arq. Marcio Kogan
Arq. Renata Furlanetto
Marcello Dantas
Equipe
Arq. Felipe Bueno
Arq. Natália Zaffari
Arq. Nathalia Lima
Arq. Pedro Ribeiro
Arq. Diana Radomysler
Arq. Mariana Simas
Arq. Marcella Spinelli
Arq. Clara Varandas
Tarsila Riso
Consultoria
Consultaria estrutural : Mitsuhiro Kanada (ARUP)
Consultoria sustentabilidade : CA 2
Consultoria arquitetura local: Hiroyuki Yosikawa (Tripod Studio)

 

primeirolugarosaka x

primeirolugarosaka x

 

BRASIL COMO GERADOR DE VIDA

Simbolizado pela imagem da água que voa em nuvens carregadas, o projeto “Rios Voadores” apresenta o Brasil como gerador de vida. A explicação é de Marcello Dantas, curador do projeto vencedor. Ele conta que a equipe achou necessário discutir o papel e as potencialidades da Floresta nesse cenário de crescentes ameaças ecológicas e econômicas. O grupo também tinha o desafio de criar uma conexão cultural entre os dois países. “O povo japonês tem na sua essência o respeito pela natureza”, destaca o curador que já esteve no país nipônico mais de 20 vezes, além estar por trás do desenvolvimento conceitual da icônica Japan House, na Avenida Paulista. Desta forma, o projeto assinado pelos escritórios Studio Mk27 e Magnetoscópio apresenta esse cenário através de elementos geográficos, culturais e sensoriais, que revelam a importância da Floresta Amazônica.

“Cada gota transpirada por uma árvore na Amazônia é um grão no prato de uma pessoa no Japão” – Marcello Dantas, curador do projeto vencedor.

Dantas lembra ainda que a origem desse conceito nasceu na verdade em 2010, quando Gerard Moss, aviador e ambientalista suíço, voou milhares de milhas seguindo as correntes de ar e pegando Sample de vapor de águas para verificar e registrar, na prática, o fluxo e a formação dos chamados Rios Voadores. Moss, falecido em março deste ano, era amigo pessoal de Dantas e juntos sobrevoaram algumas vezes os céus do Brasil.

A ideia de participar do concurso desde o começo teve o apoio de toda a equipe do Studio Mk27. O arquiteto Marcio Kogan conta que sua paixão pelo Japão também foi determinante. “Sou um fanático pela cultura japonesa e nos últimos anos fui para lá seis vezes”, relata. Para ele, é um lugar ímpar, diferente de tudo que se tem no mundo. “Os costumes, o respeito pelas pessoas, a sofisticação na arquitetura, o design e a moda são absurdamente bons”, elogia.

Desde o início, a equipe do Studio Mk27 tinha a certeza de que seria necessário uma integração do tema com a arquitetura. “Quando o Marcelo Dantas nos falou sobre os Rios Voadores, durante um almoço lá no escritório, na hora tivemos a certeza de que esse era o caminho. Foi mágico! Já saímos dali imaginando o projeto com as nuvens dentro do pavilhão”, conta. A partir disso, os arquitetos foram desenhando tudo aos poucos.

“Outro diferencial na elaboração do projeto foi a ideia para o restaurante.  “Levar um sushiman japonês radicado em Manaus, que faz uma culinária típica de seu país usando elementos locais da Amazônia, foi super empolgante” –  Marcio Kogan, arquiteto.

Sobre a logística e execução, Marcio Kogan informa que o projeto tem até um pré-cálculo feito no Japão. “Temos uma equipe local que acompanhou todo o processo e fez análises do projeto de acordo com a realidade de lá. Inclusive, colocamos nas pranchas os esforços que eles fizeram”, revela. “Nos dedicamos muito a esse trabalho. O escritório há muitos anos tem o DNA de colaboração. A vitória é de todo mundo”, comemora Marcio.

 

CERIMÔNIA  VIRTUAL REÚNE REPRESENTANTES DE ENTIDADES

Duranta a cerimônia realizada na manhã dessa segunda-feira (05/12), o presidente ApexBrasil, Embaixador Augusto Pestana, destacou que recebeu com muito orgulho do Governo Federal a encubência de ser a responsável pelo pavilhão do Brasil, neste evento tão importante que acontece há 170 anos. “Precisamos dessa projeção do Brasil dentro deste evento universal tão importante para os negócios do país”, disse. Pestana encerrou sua fala parabenizando o processo do concurso  e desejando  que  o vencedor dignifique a presença do Brasil em Osaka em 2025.

O vice-presidente do IAB, Rafael Passos, lembrou que a arquitetura brasileira é valorizada como poucas no mundo. Para ele, essas exposições construíram marcos na arquitetura internacional. “Nesta edição teremos provocações para novos paradigmas e para o desenvolvimento da humanidade, temas que o Brasil tem papel fundamental”, disse. “Temos certeza que a proposta vencedora será de qualidade e excelente receptividade”, conclui o vice-presidnete do IAB. A arquiteta Heloísa Moura, presidente do departamento do IAB no Distritto Federal, comemorou a parceria de 10 anos com a Apex. “Obrigada por acreditarem neste trabalho. Mais uma vez vamos mostrar o Brasil lá fora como um resultado satisfatório”, frisou.

A Coordenadora Adjunta do Concurso, Luiza Rego Dias Coelho, fez um relato sobre o processo de inscrição e cadastro dos interessados. Ela informou que foram realizadas 62 inscrições, das quais três foram indeferidas por apresentarem problemas de documentação não sanados pelos participantes em tempo regulamentar. Oriundas das inscrições homologadas, foram recebidos 48 Estudos Preliminares, dos quais seis foram desclassificados por problemas de documentação, dois por identificação de autoria, resultando em 40 projetos avaliados de forma conjunta e presencial ´pela Comissão Julgadora, em Brasília (DF).

Conheça todos os jurados do concurso no site www.concursoexpoosaka.com.br

A arquiteta e urbanista, designer, Gabriela Bilá, integrande da comissão julgadora, foi a responsável por anunciar os vencedores do concurso. Confira abaixo a relação completa dos destaques do concurso:

 

SEGUNDO LUGAR

segundolugarosaka x

segundolugarosaka x

THIAGO MANUEL BERNARDES 
Rio de Janeiro. RJ
Escritório(s)
BERNARDES; AGENCIA TPBA.
Autores
Arq. Thiago Bernardes; Arq. Francisco Abreu; Arq. Thiago de Almeida; Arq. Priscila Bellas.
Equipe
Curadoria: Kykah Bernardes
Consultoria
Rodrigo Oliveira Paisagismo: Consultoria em Paisagismo;
Paisagista e Engenheiro agrônomo: Paisag. Rodrigo Oliveira e Paisag. Mariana Toya;
Rewood: Consultoria em estrutura; Eng. Carlito Calil Neto;
27+1 Comunicação visual: Consultoria em Expografia; Diretor de Arte Batman Zavareze;

 

TERCEIRO LUGAR

terceirolugarosaka x

terceirolugarosaka x

FABIO HENRIQUE FARIA
Curitiba/PR
Escritório(s)
Estúdio 41 Arquitetura;
Tropo Arquitetura;
PROAFA Engenharia;
KINO Architects.
Autores
Arq. Beatriz Dutra;
Arq. Emerson Vidigal;
Arq. Eron Costin;
Arq. Fabio Henrique Faria;
Arq. Gabriel Hildebrand Tomich;
Arq. João Gabriel Rosa;
Arq. Marina Milani Oba;
Arq. Martin Kaufer Goic.
Equipe
Est. Camila de Andrade;
Est. Charlles Furtado;
Est. Gabriel Castro;
Est. Guilherme Pinto;
Est. Tamy Pesinato.
Consultoria
Curadoria: Moacir dos Anjos;
Estruturas: Rui Furtado; Gustavo Alves;
Hidráulicas: Paulo Silva;
Elétricas: Raul Serafim;
AVAC: Carlos Almeida;
Parceria local: KINO Architects.

 

MENÇÃO HONROSA

mencaohonrosaosaka x

mencaohonrosaosaka x

EDER RODRIGUES DE ALENCAR
Brasília/DF
Escritório7(s)
ARQBR Arquitetura e Urbanismo;
HOUR Design;
Autores
Arq. Eder Alencar
Arq. André Velloso
Equipe
Arq. Ken Hirose
Arq. Danielle Gressller
Arq. Victor Itonaga
Arq. Leonardo Carrilho
Arq. Júlia Huff
Arq. Talita Muniz
Arq. Gabriel Lordelo
Est. Marcos Cambuí
Est. Mariana Castro
Est. Ana Luiza Balbino
Consultoria
Base7 Projetos Culturais: Consultoria em Expografia; Arq. Ricardo Ribenboim; Coordenadora de conteúdo. Rachel Vallego
B7 Arquitetura e Design: Consultoria em Expografia; Arq. Vlamir Saturni
Vista Engenharia: Consultoria em Engenharia; Eng. Comini Tuler; Eng. Lucas Gusmão
Rizosfera Consultoria: Consultoria em Agrofloresta; Eng. Rômulo Araujo; Biólogo Paulo Nenêve

 

DESTAQUE

destaqueosaka x

destaqueosaka x

MARINA MILAN ACAYABA ROSENBERG
São Paulo/SP
Escritório(s)
Ar arquitetos, Marcelo Rosenbaum Arquitetos, Gil Mello Arquitetos
Autores
Juan Pablo Rosenberg, Marina Acayaba, Marcelo Rosenbaum, Gil Mello
Equipe
Adriana Benguela, Ana Flavia Piacentini, Lorena D’avila, Lucas Bandeira, Frederico Ribeiro, Enrico Maksoud, Sergio Zancope,Tsuyoshi Shindo
Consultoria
Timbau Estruturas LTDA

 

Saiba mais sobre as Exposição Universal

Com quase dois séculos de tradição, as Exposições Universais são atualmente realizadas a cada cinco anos. Voltadas a informar, a entreter e mesmo a surpreender o público visitante, as Expos são os maiores eventos do mundo. Têm como sua maior atração os pavilhões nacionais construídos pelos países participantes. Nesses pavilhões, além do espaço expositivo – onde se procura trabalhar a relação dos países com os temas centrais do evento – há também locais para atividades culturais, gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento. O tema central da Expo Osaka é “Designing Future Society for Our Lives”, havendo ainda três subtemas: “Saving Lives”, “Empowering Lives” e “Connecting Lives”, que dividem geograficamente o parque de exposições. O Pavilhão do Brasil estará localizado no distrito “Empowering Lives”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: IAB Brasil – Sabrina Ortácio
Imagens: Divulgação

 

 

 

 

Compartilhe este post