Projeto integra materialidades encontradas na natureza, como cerâmica, pedra portuguesa, folha de madeira natural e tons quentes.
Uma jovem moradora teve como principal pedido para sua primeira residência um apartamento clean, com tons suaves, que abrigue um dia a dia confortável. Dando prioridade para a sala de jantar na varanda, o layout do projeto assinado pelo escritório Nati Minas & Studio do centro da área social é trabalhado em ilha, tendo um anteparo para preparo das refeições, espaço para sentar-se na bancada além de abrigar as costas do sofá do living-home.
A principal materialidade explorada nesse projeto idealizado pelas arquitetas Natalia Minas e da Gabriela Mestriner foi a cerâmica, que através da sua matéria prima natural e processos manuais envolve a moradora em uma atmosfera acolhedora. Ela aparece aplicada em todo o painel que divide a área social da intima, além de mimetizar as portas de acesso para o quarto, escritório e lavabo.
Para fazer contraste com os tons suaves, a mesma cerâmica na cor terracota foi eleita para demarcar a área da cozinha em forma de caixa, já presente no layout do imóvel. Como é um tom facilmente encontrado na natureza, apesar da sua força, traz conforto ao olhar, além de um toque de surpresa.
A marcenaria é trabalhada com bordas curvilíneas, para ao invés de criar barreiras ou delimitações, transmitir continuidade e fluidez para o espaço. Presente no rack, ilha da cozinha, desenho de estantes do escritório e banheiro, o traço curvo se torna uma particularidade no projeto, aparecendo também nas cavas dos puxadores e detalhes do mobiliário.
O lavabo tem aura de caverna, todo revestido em pedra portuguesa branca tanto nas paredes como no teto, é vestido com espelhos disformes e arandela frontal em uma composição de parede.
Imagens: Gabriela Mestriner