Projeto da Vokkan é o primeiro no mundo a obter certificação LEED for Communities: Plan and Design, e eleva sustentabilidade no mercado imobiliário brasileiro.
O primeiro bairro parque do Brasil, o Vivapark Porto Belo, da empresa catarinense Vokkan, acaba de receber reconhecimento internacional pelo seu compromisso com práticas sustentáveis em urbanismo. O empreendimento localizado na Costa Esmeralda, no litoral de Santa Catarina, foi o primeiro no mundo a obter o selo LEED for Communities: Plan and Design nível Platinum – o mais elevado do sistema de certificação que é referência mundial em sustentabilidade e meio ambiente.
A conquista catarinense coloca o mercado imobiliário brasileiro em um novo contexto e consolida o projeto como um case de sucesso a ser seguido no País e no mundo. “Ao nosso lado estão projetos como Milano Porta Nuova, bairro onde está localizado o famoso edifício Bosco Verticale na Itália, ou o distrito aeroportuário de Atlanta, nos Estados Unidos” afirma Roderjan Volaco, CEO da Vokkan.
“Com essa conquista, o Vivapark presenteia todos os profissionais e empresas que atuam no movimento de Green Building destacando Brasil no cenário internacional, visto que a certificação LEED está presente em 180 países. O Vivapark comprova que podemos alinhar desenvolvimento econômico e qualidade de vida com responsabilidade ambiental. No empreendimento, a cultura da sustentabilidade e qualidade de vida estão enraizadas e seguramente beneficiará seus moradores, e os demais públicos relacionados” – Felipe Faria, CEO do Green Building Council Brasil
Para obter a certificação, foram analisados 36 quesitos. Ao final do processo de avaliação, o Vivapark Porto Belo atingiu 87 pontos dos 110 possíveis. “Além de conquistar o nível mais elevado de certificação, o Vivapark Porto Belo chegou no mais alto score já registrado no mundo até hoje nessa tipologia. Para possibilitar isso, o projeto precisa comprovar o seu compromisso com a qualidade de vida, sustentabilidade e eficiência através de diferenciais como uma elevada taxa de áreas verdes por habitante, conectividade entre todos os pontos do bairro, mobilidade urbana, baixas emissões de gases do efeito estufa e gestão excelente dos recursos hídricos”, afirma Eduardo Mattos, sócio da Forte, consultoria responsável pelo processo de certificação.
Entre os itens avaliados, destacam-se: Qualidade de Vida e Inovação, onde o Vivapark atingiu a pontuação máxima; Processos Integrados, com quatro pontos dos cinco possíveis e Sistemas Naturais e Ecologia, 11 pontos dos 13 possíveis. Outro item de destaque foi a qualificação obtida em Transporte e Uso da Terra, 16 pontos dos 18 possíveis e nota máxima nos subquesitos Transporte Misto e Walkability – ou seja, o maior protagonismo para pedestres nas vias de circulação, um dos pilares do projeto urbanístico assinado pelo arquiteto Jaime Lerner.
O Vivapark Porto Belo também obteve pontuações elevadas em critérios como Eficiência Hídrica, com 5 pontos dos 12 possíveis; Energia Limpa, 25 de 31; Recursos Materiais, 7 de 11; e Prioridade Regional, 3 de 4.
Fonte: goinggreen
Imagens: Divulgação vivapark