CASA TD Easy Resize com

Soluções de sombreamento ganham protagonismo

Funcionais e expressivas, soluções de sombreamento transformam a relação entre arquitetura, clima e conforto, ampliando o uso dos espaços e se tornando essenciais frente aos desafios da alta incidência solar

 

Em um país marcado por alta incidência solar ao longo de quase todo o ano, pensar a arquitetura a partir da proteção climática deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. No Brasil, grande parte de seu território recebe níveis elevados de radiação solar, com impactos diretos no conforto térmico, no consumo energético e na durabilidade dos materiais.

Nesse contexto, soluções de sombreamento ganham protagonismo ao atuar como mediadoras entre o ambiente construído e o clima, filtrando a luz, reduzindo o calor excessivo e qualificando a experiência dos espaços internos e externos. As soluções hoje disponíveis no mercado ampliam áreas de uso, criam transições mais suaves entre interior e exterior e se consolidam como elementos de linguagem arquitetônica, capazes de imprimir identidade, leveza e sofisticação aos projetos.

Desde 1948, a Toldos Dias entrega soluções em toldos, pérgulas, velas, ombrelones, rolôs externos e produtos especiais, que unem design, conforto térmico e durabilidade. Em entrevista exclusiva à Casa e mercado, Victor Aguiar Dias, CEO Toldos Dias, nos conta como a empresa atua em projetos residenciais, comerciais e corporativos, reduzindo a temperatura de ambientes externos e internos, contribuindo para melhora da qualidade de vida dos usuários.

 

CM: Para garantia de qualidade e de alto desempenho em projetos de arquitetura, quais níveis de proteção UV (e eficiência energética) dos diversos materiais são promovidos por TOLDOS DIAS em seu processo de produção?

Victor Aguiar Dias: A Toldos Dias garante sempre qualidade e o melhor desempenho em seus projetos. Pensando nisso, contamos com a consultoria da arquiteta Melissa Cacciatori, PHD, que elaborou o projeto conceitual denominado Casa TD e aplicou sua ferramenta autoral (a P-Balance) para avaliar o desempenho térmico, lumínico e a eficiência energética de nossos produtos de proteção externa.

Esse estudo é uma referência para que os especificadores possam consultar e fazer uma análise das questões climáticas que vão incidir sobre os seus trabalhos.

 

CM: Quais as especificações técnicas das estruturas metálicas utilizadas e como TOLDOS DIAS garante resistência à corrosão?

Victor Aguiar Dias: As estruturas dos nossos produtos são extremamente duráveis em alumínio de liga estrutural e imunes à corrosão, com pintura eletrostática em diversas cores, tornando o processo mais limpo e sustentável.

 

CM: Os tecidos ou lonas, no processo de produção TOLDOS DIAS, possuem tratamentos específicos, como impermeabilização, aplicação antifúngica e autolimpeza?

Victor Aguiar Dias: Os nossos tecidos são impermeáveis para a proteção contra sol e chuva, possuem tratamento UV e antifungos; em várias tipologias, são autoextinguíveis sob chamas. Atualmente, trabalhamos com vários tipos de tecidos, em mais de 100 padrões.

 

CASA TD () Easy Resize com
Casa TD, projeto da arquiteta Arquiteta Melissa Cacciatore. Foto: Divulgação.

 

CM: TOLDOS DIAS disponibiliza canal de orientação aos especificadores da arquitetura sobre durabilidade e vida útil de seus produtos, a partir das condições climáticas locais?  

Victor Aguiar Dias: Os nossos consultores de vendas dão todo o suporte necessário e orientação técnica dos produtos. Disponibilizamos também um canal de orientação aos especificadores, nosso Setor de Engenharia.

 

CM: Qual dispositivo de TOLDOS DIAS garante resistência ao vento, de acordo com normas técnicas? Quais certificações garantem qualidade de seus produtos e de processos de fabricação?

Victor Aguiar Dias:  A Toldos Dias atua de acordo com as normas técnicas internacionais europeias. Nossos produtos são garantidos para ventos de até 38km/h (com exceção da linha de ombrelones e velas), de acordo com a UNI EN 13561:2015 (norma europeia que especifica os requisitos de desempenho), para uso em área externa, sendo classificado como de resistência ao vento Classe 2 (classificação de desempenho contra a pressão do vento).

 

CM: Quais as opções em sistemas operacionais? Há soluções motorizadas e automatizadas disponíveis?

Victor Aguiar Dias: Sim, os nossos sistemas operacionais contam com sensores de sol, chuva e vento.

 

CASA TD Easy Resize com
Casa TD, projeto da arquiteta Arquiteta Melissa Cacciatore. Foto: Divulgação.

 

CM: Os sistemas de automação integram-se a sistemas smart home?

Victor Aguiar Dias:  Sim, todos os produtos tem sistema de automatização integrada a smart home.

 

CM: Quais os termos da garantia oferecida para estrutura, tecido ou lona e sistema operacional (motores e componentes eletrônicos)?

Victor Aguiar Dias: A garantia dos nossos produtos é de três anos; dos motores, cinco anos, de acordo com as especificações presentes no certificado de garantia.

 

CM: TOLDOS DIAS oferece suporte técnico para a especificação de produtos em projetos (modelos BIM, simuladores de desempenho solar etc.)?

Victor Aguiar Dias:  O Estudo da Casa TD possui simuladores de desempenhos, como alguns números revelados pelas simulações: 53% de redução de cargas térmicas em janelas; 26% de economia no consumo de energia com ar-condicionado.

Além disso, a empresa disponibiliza em seu site (www.toldosdias.com.br) e na plataforma Casoca as especificações de toda a nossa linha de produtos, com blocos 3D, que são utilizados por arquitetos.

 

CM: TOLDOS DIAS promove instalação de seus produtos com equipes próprias ou disponibiliza rede de instaladores autorizados e certificados locais?

Victor Aguiar Dias:Temos nossas equipes próprias certificadas que atendem a nível nacional e asseguram a qualidade de instalação de nossos produtos.

 

DSC HDR final Easy Resize com
Pérgula Vivenda, lançamento da marca na Morar Mais, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

 

 

Compartilhe este post